O Working Paper Nº 27 "From the Outskirts to the Beats: The Sonic Revolution of DJ Marfox and DJs Di Guetto" de João Mineiro (CRIA-Iscte / IN2PAST) já está disponível no site do CRIA em:
https://cria.org.pt/pt/working-papers
Resumo: A 18 de setembro de 2006, um grupo de jovens DJs e produtores da periferia de Lisboa lançou Dj’s do Guetto Vol. 1, uma compilação de 37 faixas que fundiam as heranças musicais do kuduro, do tarraxo ou do funaná, com sonoridades negras e afrodiaspórica globais, sobretudo oriundas da música house e do techno. Criado pelos Djs Marfox, Pausas, N.K., Jesse, Fofuxo e Firmeza, o álbum sincronizava um conjunto de coordenadas históricas, estéticas, culturais e urbanas, sintetizando a vontade de construção de um som que refletisse as suas próprias vivências, imaginários e mundos sociais. Este texto argumenta que, ao assumirem que toda a gente pode fazer música, estes produtores subverteram as regras do campo musical, assentes num monopólio de profissionais legitimados pelo virtuosismo. Sugere-se que esse gesto ampliou o espaço da música como lugar de afirmação cultural e política para diversas gerações de afrodescendentes e portugueses negros, abrindo horizontes de expectativa sistemicamente negados. Essa abertura gerou um repertório musical que rompeu com as narrativas lusotropicalistas enraizadas na cultura portuguesa contemporânea, afirmando a música como instrumento de autorrepresentação da comunidade negra em Portugal. O texto é a versão revista de uma apresentação realizada na “2ª
Saída de Campo do IN2PAST”, a 12 de dezembro de 2024 — um encontro de escuta comentada dedicado à música enquanto objeto de investigação. Nesse encontro propus a escuta coletiva de “Drift Furioso”, de Dj Marfox, uma das músicas das faixas de Dj’s di Guetto Vol. 1, a partir da qual se desenvolveu esta reflexão.
Os Working Papers CRIA compõem uma coleção exclusivamente disponibilizada online e dedicada ao estudo da Antropologia. Os textos a publicar podem ser trabalhos em curso, artigos já finalizados, notas de pesquisa, comunicações em encontros científicos que os seus autores entendam disponibilizar ao público, aceitando-se propostas de manuscritos em formatos criativos e não-convencionais.
A chamada para artigos para a coleção Working Papers CRIA encontra-se aberta em permanência.