A carregar
Linhas Temáticas

AZIMUTE – Estudos em Contextos Árabes e Islâmicos

Coordenação: Raquel Carvalheira e Laura Almodovar

Apresentação

A linha temática AZIMUTE promove um conhecimento consistente e inovador relativo aos contextos árabes e islâmicos, fundamentado na pesquisa etnográfica. Reconhecendo os riscos associados a uma agregação temática centrada no Islão (enquanto expressão eminentemente religiosa, mas também enquanto espaço político, social e cultural), esta linha empenha-se numa abordagem comparativa que permita compreender, desenvolver, monitorizar e captar diferentes áreas de pesquisa em contextos em que o Islão está presente de forma diferenciada. Este exercício comparativo, suportado pela profundidade etnográfica, ambiciona reenquadrar análises e conclusões muitas vezes guiadas pela urgência da atualidade política e mediática, que frequentemente ocorrem no tratamento de temas islâmicos.

O corpo científico reunido na Linha Temática AZIMUTE congrega diferentes investigadores do CRIA (de diferentes grupos de pesquisa e polos), investigadores de núcleos de pesquisa nacionais e internacionais – do Foro de Investigadores del Mundo Árabe y Musulmán (FIMAM), GRACIAS (Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes), Grup de Recerca sobre Exclusió I Control Socials (GRECS), Centre for European Islamic Thought, University of Copenhagen, Cork University, Mel-Net (Muslims in Lusophone Spaces), CAM (Campo Arqueológico de Mértola), Casamémoire (Casablanca) –, especialistas de diferentes áreas disciplinares, com o objetivo comum de integrar um debate teórico transversal, baseado em etnografias atualizadas, que se relacionam com contextos onde o Islão é uma expressão quer maioritária, quer minoritária.

O AZIMUTE integra pesquisas em diferentes tópicos e áreas geográficas, mantendo, contudo, um enfoque privilegiado na área do Mediterrâneo Ocidental. Os principais temas de pesquisa incluem as tendências contemporâneas do Islão, questões de género e direitos das mulheres, migração e transnacionalismo, turismo, memória e políticas patrimoniais, movimentos sociais e ativismo político, Islão e colonialismo, conexões norte-sul-norte, relações internacionais, e novas reconfigurações do orientalismo.

O AZIMUTE articula também sinergias com o projeto de investigação científica CAPSAHARA, financiado pelo European Research Council, com quem tem vindo a desenvolver atividades de divulgação científica.
 

Todos os Projetos

Todas as Publicações

Equipa

Notícias

Produções

0 de 0 Produções

Não existem resultados para a sua pesquisa.