A carregar

Doutoramentos

Instituições Promotoras

CRIA/NOVA FCSH; CRIA/ISCTE; IELT/NOVA FCSH; INET-md/NOVA FCSH

Entidades Financiadoras

Descrição

O Programa de Doutoramento FCT em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia visa fornecer uma aproximação simultaneamente diversificada e crítica aos processos contemporâneos de produção e reprodução de formas culturais e formar investigadores e profissionais altamente qualificados, com particular foco no Património Cultural Imaterial. A par da incidência nas práticas culturais e no Património Cultural Imaterial em Portugal, o programa visa também outros contextos de pesquisa em três eixos geográficos: países do Mediterrâneo, Brasil e países africanos de língua oficial portuguesa. Este programa tem uma forte componente interdisciplinar, enfoca a investigação e a aquisição de competências profissionais com vista à articulação com a UNESCO e o ICTM (International Council of Traditional Music) e privilegia a mobilidade dos discentes.

Centrado na pesquisa interdisciplinar sobre culturas expressivas, o programa aborda temas como:

  • o estudo do ritual e outras performances culturais,
  • a articulação entre património natural e cultural,
  • o papel dos museus e do turismo na objetificação da cultura,
  • a circulação e reescalonamento de expressões culturais,
  • a relação entre formas materiais e imateriais de expressão cultural.

Nota

Programa de Doutoramento FCT em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia abriu em outubro de 2013. em outubro de 2015 e em outubro de 2018, em cada edição tendo sido atribuídas 8 bolsas de Doutoramento FCT (4 bolsas nacionais e 4 bolsas mistas).

Mais informações

NOVA FCSH

Instituições Promotoras

ISCTE-IUL, CRIA/ISCTE

Descrição

O Programa de Doutoramento em Antropologia confere um nível elevado de competências em áreas como as políticas culturais, o património material e imaterial e as questões museológicas, os direitos humanos e as políticas humanitárias, o desenvolvimento e a cooperação no contexto de globalização, as migrações e as diásporas, ou as incidências culturais no ambiente, entre outras.

No 1.º ano (60 ECTS) amplia-se a formação dos doutorandos e prepara-se o projeto de investigação, que deverá ser apreciado e aprovado por um painel, em sessão pública. Esta etapa é condição de acesso à fase constituída pelo 2.º e 3.º anos (120 ECTS) dedicados ao trabalho de campo, ao aprofundamento bibliográfico, à análise dos resultados e à redação da tese. 

 
"A antropologia é a mais humanista das ciências e a mais científica das Humanidades”, dizia Alfred Kroeber. Tornando o estranho familiar e o familiar estranho, o aprendizado da Antropologia assenta naquela filosofia e o treino doutoral visa preparar cientistas capazes de compreender, interpretar e explicar a diversidade humana no mundo contemporâneo.

Mais informações

Iscte

Instituições Promotoras

Universidade de Coimbra

Descrição

O Doutoramento em Antropologia tem como objectivos formar investigadores altamente qualificados em cada um dos três ramos de especialização: Antropolgia Biológica (AB), Antropologia Social e Cultural (ASC) e Antropologia Forense (AF). Este curso é o único a nível nacional com os ramos de AB e AF.

O Curso tem como objectivos estudar a saude e a doença e o bem-estar; o conhecimento da variação humana numa perspectiva biocultural tanto nas populações passadas como na atualidade; as práticas culturais e representações sociais, políticas, museus e património; dinâmicas socio-culturais; evolução humana, ecologia humana, biologia do esqueleto, paleopatologia, genética, forense.

Mais informações

Universidade de Coimbra

Instituições Promotoras

NOVA FCSH, CRIA-NOVA FCSH, IHC

Entidades Financiadoras

Descrição

O doutoramento em Antropologia da NOVA FCSH oferece uma formação sólida, atual e comprometida em Antropologia e nas práticas e metodologia etnográficas, contando com a colaboração de duas Unidades de Investigação: o CRIA e o IHC

A diversidade de áreas de especialidade oferecidas permite o acolhimento de candidatos com diferentes backgrounds académicos e percursos profissionais.

Confere competências tanto nos domínios da investigação quanto da intervenção ação/pública em domínios como o do património material e imaterial e turismo, das culturas visuais e artísticas, do Ambiente e conservação, ou os das políticas sociais e de inclusão. A experiência de pesquisa dos docentes potencia o desenvolvimento da investigação tanto em contextos culturais nacionais, quanto internacionais, entre outros os africanos, os árabes e islâmicos e os latino americanos.

O doutoramento aposta, ao mesmo tempo na interdisciplinaridade proporcionada pelo ambiente da Faculdade em que se insere, que beneficia a adequação a itinerários particulares de acordo com os temas de interesse dos candidatos.

A estrutura do doutoramento baseia-se num tronco curricular comum, com oferta de alguns seminários opcionais no primeiro ano curricular, acompanhado por um tutor, e o desenvolvimento do projeto de Tese, cuja aprovação em Prova pública permitirá o avanço sustentado para o desenvolvimento da Tese nos anos posteriores.

Mais informações

Poster [PDF]
+info [Link externo]

Instituições Promotoras

NOVA FCSH, Iscte, CRIA

Entidades Financiadoras

Descrição

Doutoramento em Antropologia - uma organização conjunta do Iscte e da NOVA FCSH.
Os Departamentos de Antropologia da NOVA FCSH e do Iscte consolidaram-se, desde a década de 1980, nas duas principais referências do ensino da antropologia em Portugal.

No século XXI, os seus centros de investigação uniram-se no CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia), a que pertence a maioria dos docentes do Doutoramento - além do CEI-IUL (Centro de Estudos Internacionais), CICS-NOVA (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais) e IHC (Instituto de História Contemporânea).

Ambos os programas doutorais juntam-se agora, também, na criação de um Doutoramento em associação, incentivando assim a cooperação entre docentes, investigadores e recursos de ambas as instituições, com o objetivo de consolidar um programa doutoral com sinergias e escala de âmbito e qualidade internacionais.

Mais informações

Site Iscte
Site NOVA FCSH