public.loading

Diversidade religiosa e escola laica: estudo etnográfico sobre o (re)conhecimento do Islão no contexto escolar, em Lisboa e Barcelona

public.project.responsible_investigator_cria: Laura Almodovar

public.project.research_group: Circulação e Produção de Lugares


public.project.category

Projetos Doutoramento

public.project.keyword

Diversidade Religiosa | Secularismos | Cidadania Global | Diversidade Cultural | Muçulmanos na Europa

public.project.state

public.project.closed

public.project.start_date

01-10-2021

public.project.end_date

30-09-2025

public.project.reference

2021.07808.BD


public.project.abstract

Os debates sobre a presença da religião na educação escolar espelham tensões que atravessam toda a sociedade. Em Portugal e Espanha, concorrem nesta disputa o enraizamento da Igreja Católica e o cenário progressivamente secular. No contexto de diversidade religiosa, a população muçulmana tem personificado com particular clareza o pânico moral associado a crenças distintas, entendidas como ameaçadoras de valores Ocidentais. A escola, como veículo primordial de produção de cidadãos, torna-se um campo de batalha entre ideias e valores. Este projecto tem como problemática central entender: de que forma a escola de herança secular reconhece e se relaciona com a diversidade religiosa e o Islão, num contexto multicultural? Através de um estudo comparado entre contextos educativos de Lisboa e Barcelona, pretende-se aprofundar o conhecimento sobre a relação da educação laica com a religião e o pluralismo religioso, particularmente com o Islão, através de um terreno pouco abordado etnograficamente – a escola.

public.project.team

Alberto López Bargados (Universitat de Barcelona)

Integrados

José Mapril