Abstract
A Gastronomia e o Turismo estão fortemente ligados e enfrentam desafios e oportunidades comuns, que precisam de ser abordados com uma abordagem multidisciplinar. É para este fim que a NOVA, através da sua Plataforma de Turismo e Hotelaria 'toho', promove a criação da 'InnovGastronomy CoLAB', que ficará situada nos terrenos do concelho de Oeiras, nomeadamente no Palácio Flor da Murta. A localização será uma enorme mais-valia para o CoLAB, pois além de acolher o CoLAB e a sua equipa, permitirá a organização de muitas atividades no local: aulas de culinária, workshops, festivais gastronómicos podem ter lugar no local, mostrando as atividades do CoLAB aos parceiros e ao público.
O principal objetivo do CoLAB é enfrentar desafios específicos, trabalhando em soluções concretas e inovadoras, agregando os atores dos ecossistemas gastronómicos e turísticos, principalmente onde eles atravessam. O CoLAB visa reforçar a criação de valor em produtos alimentares e serviços de turismo e gastronomia, melhorando o conhecimento sobre as suas raízes históricas e regionais, a sua nutrição, e melhorando a qualidade da formação e educação em gastronomia. A gastronomia portuguesa tem um importante potencial para a promoção do turismo e é também um instrumento para o desenvolvimento regional. Para este fim será criada uma equipa, composta por investigadores da NOVA das suas diferentes escolas, colaborando com entidades privadas e públicas, bem como com associações e empresas de ambos os sectores. Os membros fundadores da associação serão uma excelente representação tanto do ecossistema gastronómico como do turismo, tal como se indica na secção 2. Além disso, o CoLAB será apoiada por organizações como a Junta Portuguesa de Turismo, o grupo Avillez, a Associação Nacional Portuguesa de Nutrição, bem como por jornalistas proeminentes do sector alimentar que ganharão interesse através de contribuições, testes e resultados piloto do CoLAB.
O CoLAB abordará as tendências, desafios e necessidades reais, procurando soluções inovadoras a serem testadas no mercado. Isto será feito aproveitando as fortes competências das diferentes escolas da NOVA nos campos de investigação do Património, Transformação Digital, Sustentabilidade, Saúde e Gestão, enquanto se trabalha com os principais atores no campo da gastronomia e turismo. O CoLAB integrará também a divulgação de resultados e soluções como parte integrante dos seus objetivos, desenvolvendo formação, projetos regionais e nacionais de desenvolvimento de produtos com os produtores de alimentos e os agentes de turismo e gastronomia.
Os atuais desafios que a gastronomia portuguesa enfrenta são múltiplos. A Covid teve um impacto económico devastador no turismo e, consequentemente, os restaurantes e a cadeia de valor gastronómico foram dos mais afetados. A pandemia atingiu num momento em que o panorama gastronómico português estava em forte ascensão, com a abertura constante de novos restaurantes, exibindo o vasto património português em novas formas inovadoras. Embora a pandemia ainda se prolongue, a gastronomia e o turismo estão de novo a ganhar ímpeto devido à vontade das pessoas de voltar a viajar, socializar e perseguir experiências gastronómicas. Será importante apoiar o ecossistema gastronómico nas suas atividades para criar um cenário alimentar dinâmico, permitindo que a gastronomia portuguesa ganhe reconhecimento internacional, ao mesmo tempo que é uma mais-valia para a atração do país.
A visão do InnovGastronomy CoLAB é colocar Portugal na vanguarda da valorização gastronómica através da investigação e inovação, enriquecendo a sua competitividade como destino ao mesmo tempo que contribui para a sustentabilidade social, ambiental e económica do país. Também contribui para o desenvolvimento regional, criando projetos-piloto que valorizem o património regional e melhorem o valor dos produtos locais através da investigação e da criação de itinerários gastronómicos. Proporcionar uma formação melhor e mais informada às cadeias hoteleiras sobre como cozinhar receitas tradicionais portuguesas; criar itinerários gastronómicos regionais e experiências gastronómicas imersivas com os municípios, a fim de criar mais valor associado à gastronomia regional; trabalhar com produtores de alimentos na melhoria das características nutricionais dos produtos gastronómicos; criar uma melhor narrativa para produtos e experiências baseadas na investigação histórica e antropológica; são resultados diferentes que resultarão deste CoLAB, com um potencial de criação de valor económico em cadeia.
A missão é potenciar a investigação nos domínios do património, ciência alimentar e nutrição, em estreita cooperação com os atores do mercado, para criar inovação e valor para o ecossistema gastronómico.
Equipa
Bruno Moreira Leite (NOVA FCT)
Cláudia Marques (NOVA Medical School)
Conceição Calhau (NOVA Medical School)
Diana Teixeira (NOVA Medical School)
Inês Mestre
Marta Silvestre (NOVA Medical School)