Lançamento do Catálogo "Eduardo Geada – O Olhar do Desejo" celebra obra multifacetada do cineasta
A Cinemateca Portuguesa vai lançar, no próximo sábado, 5 de julho, às 16h30, na sua Esplanada, o catálogo Eduardo Geada – O Olhar do Desejo, publicação que assinala e aprofunda a retrospectiva dedicada ao cineasta, crítico e professor apresentada em maio deste ano.
O catálogo reúne uma extensa entrevista com Eduardo Geada, uma antologia inédita dos seus textos críticos e ensaios de diversos autores sobre a sua obra cinematográfica e televisiva, entre eles Fernando Pernes, Pedro Mexia, João Lopes, Tiago Bartolomeu Costa, Sónia Vespeira de Almeida, Leonor Areal, Maria João Madeira, Ricardo Gross e Ricardo Vieira Lisboa. O volume destaca também a tripla dimensão de Geada como realizador, crítico e académico, refletindo o seu papel singular na história do cinema português — entre o ativismo do pós-25 de Abril, a experimentação formal e a reflexão teórica que marcou décadas de ensino e investigação.
Sónia Vespeira de Almeida, investigadora do CRIA_NOVA FCSH/IN2PAST é autora de um dos artigos do catálogo intitulado "O Cinema nas Campanhas de Dinamização Cultural e Acção Cívica do MFA – o caso de Eduardo Geada".
O catálogo surge como um documento fundamental para compreender não só a obra de Eduardo Geada, mas também a evolução do cinema português nas últimas décadas, cruzando testemunhos, análise crítica e memória histórica.
Foto: Sofia e a Educação Sexual (1974).