Novos Conteúdos no Fórum AGORA
Há novidades no Fórum AGORA: sete novos artigos e uma nova secção temática — o dossier Entre Restituição e Re-Apropriação, coordenado por Laura Burocco — que ampliam o espaço de liberdade editorial e experimentação crítica que define este projecto.
Continuamos a dar voz à pluralidade de práticas, linguagens e perspetivas no campo da antropologia. Convidamo-lo/a a ler, ver, escutar — e ampliar o debate.
DESTAQUES PRINCIPAIS
» Dossier “Entre Restituição e Re‑Apropriação”
Coordenado por Laura Burocco, o dossier aprofunda debates sobre práticas de restituição e reapropriação cultural. Inclui um ensaio visual, “A disciplina universalista da representação”, publicado como anteestreia a 18 de junho, em sintonia com o Encontro Anual do GI PPC “Antropologia, Reparações e Futuro”.
» Animalia Paradoxa, por Sónia Mota Ribeiro: exploração sensorial da cerâmica de Barcelos, inspirada nos espécimes fantásticos de Linnaeus.
» “O que o apagão iluminou”, por Ruy Llera Blanes et al: análise das fragilidades energéticas na Península Ibérica e o que revelam sobre soberania e dependência.
» Meta‑Governança e a Realidade Informal da Burocracia do Nepal, por Binod Pokharel: estudo sobre intermediários informais (dalals) nos serviços públicos nepaleses.
» Entrevista com Livia Melzi, conduzida por Marco Maria Zanin: diálogo sobre os legados coloniais nos museus ocidentais.
» “Não à Europa Fortaleza!”, por José Mapril: debate sobre imigração, fronteiras e discursos xenófobos na Europa.
» Entrevista com Jorge Freitas Branco, por Constança Vieira de Andrade: recordação da sua carreira e impacto na antropologia em Portugal (vídeo disponível).
SOBRE O FÓRUM AGORA
O AGORA funciona como extensão digital da Revista Etnográfica, abrindo espaços para formatos multimodais — texto, imagem, som — com maior liberdade editorial, interação e participação colaborativa.
COMO PARTICIPAR
O AGORA é uma plataforma viva, colaborativa e inclusiva. Com contributos nacionais e internacionais, promove o diálogo entre académicos, ativistas, artistas e comunidades. Se quiser submeter uma proposta saiba como AQUI.
+ INFO
Imagem de capa: Mesa de trabalho de Sónia Mota Ribeiro com obras de Mina Gallos (2024), António Ramalho (2024), e esboços das peças in Animalia Paradoxa.