Encontro sobre Experiências Migratórias
O papel dos profissionais da linha de frente no processo de integração de imigrantes
29 de abril, 14h30
Sala B324, Ed. 4, Iscte
Resumo
Esta apresentação tem como objetivo refletir sobre como as práticas cotidianas dos profissionais que atuam na linha de frente se entrelaçam com os processos de integração das pessoas imigrantes. A centralidade dos profissionais deve-se ao considerar que ao longo do processo de integração, os imigrantes se envolvem em diversos contatos burocráticos mediados por eles. A governança das migrações em Portugal é desenhada para que tanto os profissionais de serviços especializados, a exemplo dos Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), quanto aqueles das demais instituições públicas, compartilhem a responsabilidade pelo atendimento, orientação e acolhimento. Nesse aspecto, ambos os contextos serão abrangidos. Pretende-se identificar pontos de encontro/incômodo das interações entre imigrantes e profissionais, desvendando fatores orientadores e efeitos dessas interações, uma vez que pelo poder discricionário que detém podem, em algum aspecto, tanto fomentar a igualdade de oportunidades quanto a desigualdade. Adotando o local como uma escala estratégica, a pesquisa é desenvolvida em dois contextos socioespaciais, uma área urbana (Lisboa) e uma área rural (Ferreira do Alentejo). Serão apresentados alguns resultados preliminares desta pesquisa de doutoramento em curso.
Biografias
Natalia Curci é licenciada em Geografia pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), mestre em Educação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e atualmente doutoranda em Migrações no IGOT-UL. Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados às migrações internacionais, à governança das migrações e integração, à implementação local de políticas com enfoque nos profissionais da linha de frente (“Street‐Level Bureaucrats”), bem como à área da educação em contextos migratórios. Atua, desde 2018, em projetos de atendimento e acolhimento de imigrantes, com experiências profissionais tanto no Brasil quanto em Portugal.
Ana Couteiro trabalha na área das migrações desde 2004, tendo desenvolvido, no Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.), funções em diferentes áreas, enquanto mediadora intercultural. Coordenou respostas na área da empregabilidade, destacando-se o Projeto Promoção do Empreendedorismo Imigrante. Neste domínio é coautora do manual Capacitar para o empreendedorismo: Guia de apoio à implementação do projeto “Promoção do Empreendedorismo Imigrante”.
No ACM, I.P., também coordenou o Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes de Lisboa, assim como coordenou o Núcleo de Apoio à Integração de Migrantes, o qual geria a Rede Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (RNAIM), integrando os Centros Nacionais e os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes.
À data, na Agência para a Integração, Migrações e Asilo, é Diretora do Serviço de Promoção do Emprego Digno e de Desenvolvimento Social e é gestora do projeto internacional Coop4Int - Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde.
Licenciada em Política Social, pelo ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas; Pós-graduada em Administração Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social – Universidade Lusíada; Concluiu o 1.º ano do plano de estudos do curso de mestrado em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais, pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa