Sessão #3 | Currículos escolares, práticas pedagógicas e integração linguística
Oradoras
Marta Araújo (CES-UC)
Anabela Rodrigues (Teatro do Oprimido)
Ana Raquel Matias (CIES-Iscte)
Ana Josefa Cardoso (professora)
Moderadora: Sónia Ferreira (CRIA-NOVA FCSH)
Notas biográficas
Marta Araújo é Investigadora Principal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde desenvolve investigação no Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). Leciona nos Programas de Doutoramento "Democracia no Século XXI" e "Human Rights in Contemporary Societies. Foi Investigadora Visitante na Universidade de Helsínquia (2018-2020) e é Docente Convidada na "Black Europe Summer School" (International Institute for Research and Education - em Amsterdão). Tem publicado internacionalmente e integra o Conselho Editorial de publicações sobre sociologia, raça e educação no Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Portugal. Tem estado ativamente envolvida em atividades de extensão, tanto com movimentos sociais de base como com escolas.
Anabela Rodrigues é coordenadora da Associação de Imigrantes do Grupo Teatro do Oprimido de Lisboa e uma das mentoras do AMI-AFRO, uma experiência estética sobre as especificidades das opressões enfrentadas pelos afro-descendentes que aborda de forma artística temas silenciados como a discriminação racial, de sexo e classe. É membro da rede internacional de Organizações de Teatro do Oprimido da Europa “Together“ (Portugal, França, Espanha, Alemanha, Itália, Croácia e Reino Unido); Foi coordenadora de atividades de educação não formal na Associação Cultural Moinho da Juventude (1997-2008) e da Fundação Francis Obikwelu”.
Ana Raquel Matias é Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Sociologia (ESPP, ISTE-IUL), e Investigadora Integrada no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-IUL / ISCTE-IUL). Doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL (Lisboa) e pelo Instituto Nacional de Estudos Demográficos (INED, Paris). Tem trabalhado na intersecção entre sociologia das migrações e sociologia da linguagem, comparando políticas de imigração, integração social e políticas linguísticas a várias escalas: institucional, familiar e individual. Membro da Comissão Executiva no Iscte do European Master in Social Work with Families and Children - Erasmus Mundus MFAMILY, membro da Comissão Científica do CAPLE (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira, FLUL).
Ana Josefa Cardoso, cabo-verdiana, professora de Português e Língua Cabo-verdiana, formadora nas áreas de Educação e Interculturalidade, Didática de Português Língua Materna e Língua Não Materna e Língua Cabo-verdiana. Participou em Projetos de Educaçao Bilingue Cabo-verdiano/ Português, em Portugal e em Cabo Verde e atualmente é professora de PLNM no projeto #EstudoEmCasa.
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Com o Seminário “Racismo em Portugal” o CRIA pretende debater o racismo no contexto português, interrogando a produção e negociação de categorias identitárias, de processos de racialização e de construção de narrativas sobre a nação e o império. Assim como a construção do “Outro”, o racismo institucional e estrutural da sociedade portuguesa e suas ações discriminatórias.
Pretende igualmente promover a criação de espaços de discussão e de interpelação sobre a produção e implementação de políticas públicas que incidam sobre a questão do racismo ea conceptualizem de forma intersecional, articuladas com formas de desigualdade social e de género, entre outras. E refletir sobre as narrativas que menosprezam o papel de Portugal quer no tráfico de pessoas escravizadas, quer no racismo estrutural do projeto colonial; no modo como as continuidades desta opressão e discriminação históricas perduram na sociedade contemporânea, e se manifestam de uma forma institucionalizada, trazendo à discussão a atemporalidade do racismo quotidiano, como sugeria Grada Kilomba.
O Seminário promoverá debates alargados e transversais, cruzando as discussões que remetem para temáticas como educação e práticas pedagógicas, a devolução de património musealizado, práticas racistas perpetuadas por agentes do Estado, conteúdos curriculares na área do ensino ou a representatividade em órgãos de gestão do Estado.
* devido à actual situação pandémica, as primeiras sessões do Seminário decorrerão em formato webinar.
** Para aceder à transmissão Zoom, preencha o formulário de inscrição AQUI.
*** O seminário será transmitido em livestreaming no Canal de Antropologia AQUI.