O Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) promove o seminário “‘Zione dói’: doença, aflição e cura nas igrejas Zione no espaço urbano de Maputo, Moçambique”, com a investigadora Giulia Cavallo, organizado pela Linha Temática Antropologia da Saúde do CRIA.
As igrejas Zione são classificadas como Igrejas Independentes Africanas e constituem, atualmente, um fenómeno transnacional relevante em diferentes regiões da África Austral, tendo como característica central a oferta terapêutica e de cura espiritual. Inseridas em contextos urbanos marcados por múltiplas formas de vulnerabilidade, estas igrejas desempenham um papel significativo na resposta a situações de doença e aflição.
O seminário propõe uma reflexão sobre os processos de aflição, diagnóstico e cura complexos vividos pelas pessoas, a partir da análise de casos concretos de práticas de cura na Igreja Zione de Maputo, Moçambique. A sessão permitirá discutir as articulações entre religião, saúde e experiência urbana, bem como os significados sociais e culturais atribuídos à doença e à cura.
Organização: Maria Manuel Quintela (CRIA-Iscte) | Mónica Saavedra (CRIA-UC)
A entrada é livre e dirigida a todos/as os/as interessados/as no tema.