Aproveitando da presença de Filippo Foscarini em Lisboa para o Doclisboa, onde apresentará o seu novo trabalho A Soft Hiss of This World (com Federico Cammarata), teremos o prazer de assistir ao documentário África Bianca, que realizou em 2020 com Marta Violante.
A exibição será seguida de uma conversa com o realizador e investigadora Laura Burocco do CRIA-ISCTE. O filme, em italiano, terá legendagem em inglês. A entrada é gratuita, mas recomenda-se a reserva enviando um e-mail para ciao@pienalibreria.com.
Sinopse - Africa Bianca (cm 23'-2020) di Filippo Foscarini e Marta Violante
Nas salas de aula das escolas italianas da década de 1930, o tema colonial ocupava uma posição de absoluta importância. A África representada pelo regime fascista para as crianças já é uma forma de esconder as infâmias das políticas de dominação e extermínio ligadas à conquista. O filme narra a invasão da Etiópia em 1936 através dos desenhos do caderno de um piccolo balilla.
Filippo Foscarini formou-se com uma tese em Literatura Comparada na Universidade Ca 'Foscari em Veneza. Atualmente estuda Cinema Documentário no Centro Experimental de Cinematografia em Palermo. O seu filme (também com Federico Cammarata) Tardo Agosto foi premiado no Doclisboa 2021 como melhor filme na secção Verde Anos.
Laura Burocco é investigadora do CRIA-ISCTE, a sua investigação interroga a intersecção entre cultura e poder como foco principal da produção e circulação do conhecimento, abordando criticamente a academia e as artes como ferramenta para descolonização.