Descrição:
No contexto da transição energética, Portugal prepara-se para expandir a energia eólica offshore em larga escala, de modo a atingir metas de descarbonização definidas pela União Europeia. Contudo, este desenvolvimento implica escolhas ao nível social, ambiental e económico, que afetam ecossistemas marinhos, comunidades costeiras, pescas e outos usos do mar. Assim, esta atividade convida o público a refletir e participar nas decisões complexas que envolvem a transição energética.
Através de um mapa físico da costa portuguesa, dividido por duas das quatro zonas de desenvolvimento para a energia eólica offshore (Viana do Castelo, Leixões, Figueira da Foz e Sines), os participantes são convidados a responder a breves dilemas, inspirados em situações hipotéticas, mas realistas.
Cada dilema apresenta uma voz diferente, por exemplo, um decisor político, um pescador local, um ambientalista, etc. Após a leitura, os participantes devem escolher entre três opções possíveis, simbolizadas por emojis, sendo estas: 1) Instalação do parque eólica offshore; 2) Proteção do ecossistema marinho; 3) Envolvimento da comunidade costeira.
Após a escolha da ação, os participantes colam o emoji no mapa, permitindo visualizar, comparar, debater e refletir sobre os dilemas apresentados e os resultados obtidos. Assim, esta atividade tem como objetivo estimular a reflexão sobre a complexidade do tema e das tomadas de decisões, ao mesmo tempo que coloca o público no lugar do “outro”, fomentando empatia e reflexão.