Foi ontem aprovada e financiada a candidatura ao concurso para atribuição de Estatuto de Laboratório Associado da FCT com o nome Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território [IN2PAST].
O CRIA integra este novo laboratório associado em consórcio com o CESEM, CHAIA, HERCULES, IHA, IHC e o LAB2PT, em estreita articulação com as suas unidades de gestão – Universidade Nova de Lisboa, Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE, Universidade de Coimbra e Universidade do Minho – a quem muito agradecemos o compromisso para a criação de carreiras de investigação científica e o apoio ao desenvolvimento de políticas públicas na área do património.
Este resultado é o reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos na área do património, através de projetos financiados por fundos nacionais e internacionais, parcerias com instituições portuguesas e transnacionais, como a UNESCO, e de programas de formação pós-graduada.
A nossa participação neste consórcio é uma excelente oportunidade para fomentar colaborações e diálogos transdisciplinares conducentes ao desenvolvimento de novos projectos de investigação e captação de financiamento nacional e internacional.
O CRIA é a primeira unidade de investigação exclusivamente de antropologia a receber o título de laboratório associado, o que muito nos orgulha.