A primeira Escola Doutoral do IN2PAST foi concebida para que os participantes possam desenvolver uma perspetiva holística e crítica face às práticas de conservação, restauro ou revitalização do património, do estudo da conceção de um determinado “objeto” enquanto património até à conceção de práticas e políticas associadas à sua salvaguarda, contribuindo assim “para uma ecologia das práticas patrimoniais”. Algumas das actividades estarão integradas no Festival Imaterial 2024, que se realiza em Évora, de 17 a 25 de maio. O Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território coorganiza três conversas, a 19, 22 e 24 de maio, sobre patrimonialização da música, futuros sustentáveis e ecologia das práticas patrimoniais.
A 19 de maio, às 18h, o Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende acolhe a conferência do investigador do CESEM – NOVA FCSH / IN2PAST Paulo Ferreira de Castro “A música e a ideia de património”, que será apresentada e comentada por Ana Telles Béreau (CESEM – Universidade de Évora / IN2PAST). Integrado no Ciclo Doutoral de Conversas do IN2PAST, o encontro pretende promover uma reflexão sobre a complexidade teórica, histórica, social, antropológica e política do conceito de património, bem como das múltiplas implicações dos processos de patrimonialização na produção, preservação, difusão, (re-)significação e valorização das diferentes práticas musicais.
“Unir Património e Futuro: Uma Abordagem Interdisciplinar para Futuros Sustentáveis” é o título para a conversa com Paul Dujardin, ex-diretor artístico do Bozar (Palácio das Belas-Artes de Bruxelas) e Comissário Geral para a Política do Património na Região de Bruxelas-Capital, e António Candeias (HERCULES – Universidade de Évora / IN2PAST), na manhã de dia 22, às 10h, no Auditório da Fundação Eugénio de Almeida (Centro de Arte e Cultura). O objetivo é criar um diálogo inclusivo entre os intervenientes, os participantes do Festival Imaterial e os doutorandos, iluminando as interconexões críticas entre a filosofia contemporânea, a conservação do património e os princípios vanguardistas da narrativa da Nova Bauhaus Europeia, sem perder de vista os desafios prementes colocados pela crise ecológica mundial.
Ao final do dia 24 regressamos ao Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende, às 18h, para a apresentação pública dos resultados do boot camp, numa sessão batizada “Anarquivos do Património em Évora: Para uma Ecologia das Práticas”. Com a participação do investigador do CRIA – NOVA FCSH / IN2PAST Pedro Antunes e da investigadora do HERCULES – Universidade de Évora / IN2PAST Anna Tsoupra, coordenadores do Grupo de Trabalho para a Formação Doutoral do laboratório associado, e de António Candeias e José Neves (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST), a conversa com o público do Festival Imaterial será lançada por curtas apresentações dos doutorandos sobre o trabalho desenvolvido ao longo da semana passada em Évora