Nas últimas décadas tem havido uma forte produção académica sobre o campo da memória e os museus têm sido lugares para essa reflexão relacionada com os diversos passados. Portugal e Angola têm laços históricos comuns e os seus passados atravessam o presente e são geradores de projetos para o futuro. A recente visita de Estado portuguesa a Luanda, em Junho de 2023 e a visita conjunta à Fortaleza do Penedo / Casa de Reclusão Militar para o anúncio do futuro Museu da Luta de Libertação Nacional são ilustrativos da importância atribuída à memória da Luta de Libertação na construção de laços diplomáticos e intercâmbios culturais e de pesquisa.
O CRIA - Centro em Rede de Investigação Universitária é um centro de investigação interuniversitário fundado em 2007 e tem contribuído para o pensamento crítico relacionado com a museologia, o património e a construção do campo da memória, em particular em sociedades plurais e pós-coloniais, tendo um expertise acumulado sobre estas temáticas através da investigação, publicação, consultoria e organização de eventos. Igualmente, encontra-se integrado no recém-criado Laboratório Associado In2Past, que congrega várias instituições de pesquisa para o estudo e valorização do património cultural, compreendido nas suas dimensões material e imaterial.
O INPC - Instituto Nacional do Património Cultural de Angola tem incumbência jurídica e administrativa para gerir e preservar o património em Angola, desde 2005 através da Lei do Património Cultural de Angola. O INPC tem desenvolvido um trabalho importante na construção de diálogos entre as comunidades e a academia para o desenvolvimento de políticas de preservação e salvaguarda do património.
A organização de uma oficina de reflexão em torno dos museus e da memória representa um importante espaço de diálogo entre duas instituições capazes de dar novas perspetivas em relação à construção do Museu da Luta de Libertação, Fortaleza de São Francisco do Penedo, Ex-casa de Reclusão Militar de Luanda.
Objetivos
Como objetivo geral, propõe-se uma oficina de reflexão em torno de espaços museológicos que pretende contribuir para complementar a musealização do espaço com uma agenda de pesquisa e investigação liderada por Angola relativamente à memorialização e patrimonialização do passado colonial no espaço lusófono.
Os objetivos específicos da organização da oficina de reflexão entre o CRIA e o INPC podem incluir:
1. Promoção do diálogo e a colaboração entre instituições académicas, culturais e de património em Portugal e Angola e outros países com experiências similares.
2. Explorar e discutir as abordagens contemporâneas da museologia e da memória no contexto dos laços históricos entre os vários países. Situar o futuro Museu no contexto internacional de memorialização das lutas de libertação e descolonização.
3. Desenvolver propostas de preservação do património cultural, especialmente relacionadas com o Museu da Luta de Libertação, em Luanda.
5. Fomentar o intercâmbio de conhecimento e experiência entre as várias instituições e especialistas envolvidos, em particular em termos da relação entre entidades culturais e de património, e instituições de ensino e investigação científica.
6. Contribuir para o enriquecimento do campo da museologia e da construção da memória histórica através da apresentação de resultados em forma de artigos científicos.
7. Criar iniciativas de dinamização cultural em torno das memórias da independência de Angola e restantes países dos PALOP e CPLP.
Esses objetivos visam fortalecer a compreensão mútua, a colaboração e a promoção da preservação do património e da memória histórica no espaço lusófono, reforçando as políticas cooperação e promovendo diálogos e agendas de trabalho futuro entre os diferentes países.
Proposta de Programa
Propõe-se um dia de reflexão em formato híbrido (presencial e remotamente) sobre museus e memória convidando instituições, organizações e especialistas de vários países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, África do Sul, Brasil, Portugal, Espanha e Argentina.
A proposta de programa para a oficina de reflexão entre o CRIA e o INPC poderá incluir as seguintes atividades:
Programa
10:00 Sessão de abertura e boas-vindas (INPC/CRIA)
- Apresentação dos participantes e suas áreas de especialização.
- Palavras de boas-vindas
- Contextualização histórica e contemporânea: trajetórias do património em Angola
Participantes:
Dra. Cecília Gourgel, INPC
Dr. Ruy Blanes, CRIA
Dra. Ana Brito Maneira, Representante do Embaixada de Portugal em Angola Dr. Cornélio Caley, Academia Angolana de Letras
11:00 Museologia e Memória
- Painel de reflexão de especialistas académicos sobre abordagens contemporâneas em museologia.
- Discussões sobre a importância da memória e arquivos na preservação do património.
- Estudos de casos de museus de referência em Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique.
- Introdução de perspetivas pós-coloniais, intergeracionais e de género no debate da memória
Moderador: André Soares ou Ruy Blanes (CRIA)
Participantes:
Álvaro Jorge (Museu Nacional de Antropologia Luanda)
Conceição Neto (Universidade Agostinho Neto)
Rita Rato (Diretora do Museu do Aljube) – online
Soraia Santos, Direção dos Museus de Angola
Ana Samira Baessa, Instituto do Património Cultural de Cabo Verde - online
14:00 Envolvimento da Comunidade e Diálogo
- Painel sobre exemplos de práticas de divulgação, pedagogia e envolvimento comunitário em projetos de museus no campo lusófono.
- Trabalho em grupos para desenvolver estratégias de envolvimento local (pedagogia, ensino).
- Discussões sobre como equilibrar as perspetivas académicas e comunitárias.
Moderador: Cláudio Fortuna (UCAN)
Participantes:
Helder Alicerces Bahu (ISCED-Lubango)
Ivan Laranjeira, Museu da Mafalala (Maputo, Moçambique) - online
Aida Rechena (Museu da Resistência de Peniche) - online
Victor Barros (IHC e Tarrafal) – online
Sofia Lisboa, Museu Nacional de Resistência e Liberdade de Peniche, Portugal
15:00 Visita ao Museu da Luta de Libertação (com os participantes presentes)
- Apresentação do projeto do Museu da Luta de Libertação (INPC).
- Trabalho em grupos para contribuir com ideias e planos para o museu.
18:00 Encerramento
Dia 27 Definição de próximos passos
Encontro de trabalho entre a equipa do CRIA e o INPC para estruturação de ações concretas de trabalho.