São as Bienais Perigosas? Análise de Grandes Eventos de Arte com Foco na Bienal de Veneza
6, 13, 20 e 27 de fevereiro, das 18h às 21h
Sala B226, Edifício 4, Iscte Conhecimento e Inovação
Descrição do Curso
Participe num curso de 4 aulas que decorrerá às quintas-feiras, durante o mês de fevereiro de 2025, das 18h00 às 21h00. Este curso destina-se a estudantes de Antropologia e Arte, bem como a todos/as os/as interessados/as no tema.
Descrição
O número de bienais de arte no mundo tem vindo a crescer, incluindo no hemisfério sul, o que contribui para reduzir a inacessibilidade e a exclusividade que esses megaeventos de arte costumam incorporar. No entanto, as bienais continuam a ser espaços onde as contradições ligadas às relações de poder e à dinâmica do mercado de arte se tornam mais evidentes.
O curso apresenta parte dos resultados do projeto "Southern Thoughts on a Northern Biennale", conduzido durante as duas últimas edições da Bienal de Arte de Veneza (2022/2024). Este projeto reuniu observações e reflexões sobre o cenário artístico europeu e norte-americano, a partir da perspetiva de artistas e profissionais da arte do hemisfério sul, principalmente do continente africano, que participaram desses eventos. Essas reflexões são o ponto de partida para uma jornada através de grandes eventos de arte na Europa, tomando a Documenta 15, Lumbung (2022), como um caso emblemático, e no continente africano. Além de fornecer um enquadramento histórico, o curso busca trazer experiências contemporâneas e observar o estabelecimento de curadores africanos na Europa e fora do continente.
Programa
· Aula 1: Histórico da Bienal de Veneza e megaeventos de arte na Europa (Documenta e Manifesta)
· Aula 2: Southern Thoughts on a Northern Biennale: análise dos resultados
· Aula 3: Southern Thoughts on a Northern Biennale: análise dos resultados
· Aula 4: Eventos de Arte e curadores (no e do) continente africano
Público-alvo
O curso será amplamente divulgado entre os alunos dos mestrados e doutoramentos em Antropologia e Artes, além de ser promovido em redes de trabalho ligadas ao circuito artístico da cidade.
Coordenação e docência
Laura Burocco (CRIA-Iscte)
GI Práticas e Políticas da Gultura
Inscrição
Gratuita mediante inscrição através do seguinte link: AQUI
Nota: A frequência no curso pressupõe a participação nas 4 aulas, a fim de estabelecer o diálogo que o curso propõe estimular.
Contactos e informações
lburocco@iscte-iul.pt