Novo artigo de Kitti Baracsi aborda a forma como as crianças podem realizar investigação sobre o seu contexto urbano
Baracsi, Kitti (2024) Children as urban researchers. AcPrac Case Study (10). International Inequalities Institute, London School of Economics and Political Science, London, UK.
Resumo
Depois de fornecer uma breve panorâmica sobre três projectos que abordam a forma como as crianças podem realizar investigação sobre o seu contexto urbano e as suas transformações, este artigo discute uma série de questões éticas e metodológicas e reflexões sobre a produção de conhecimento que têm importância, não só para o trabalho com crianças, mas também para o trabalho com comunidades e em colaborações transdisciplinares de uma forma mais geral.
O projeto “periferias dibujadas”, pretende tornar-se um ‘observatório internacional improvável’ das transformações e conflitos urbanos, bem como um espaço para documentar e refletir sobre as formas de criar espaços para e com as crianças pesquisarem, narrarem e intervirem criativamente nos seus contextos urbanos.
Projetos
Periferias Dibujadas - children and urban conflicts
Fazer do bairro a nossa casa - solidariedade intergeracional em Lisboa
Programa
Atlantic Fellow for Social and Economic Equity, LSE International Inequalities Institute
Kitti Baracsi é educadora, investigadora, activista. Trabalha com ONGs, escolas e universidades. Curadora de iniciativas comunitárias com base na aprendizagem colectiva sobre desigualdades urbanas e práticas colectivas. Desde 2006 tem estado envolvida em projetos de educação e trabalho comunitário com comunidades marginalizadas, e tem feito investigação etnográfica sobre educação, habitação, género e migração na Hungria, Itália, Portugal e Espanha. Desde 2014, atua na investigação etnográfica colectiva com crianças e jovens (periferias dibujadas).