Curso CRIA: São as Bienais Perigosas? Análise de Grandes Eventos de Arte com Foco na Bienal de Veneza
6, 13, 20 e 27 de fevereiro, das 18h às 21h
Sala B226, Edifício 4, Iscte Conhecimento e Inovação
A crescente presença de bienais de arte pelo mundo, especialmente no hemisfério sul, traz à tona reflexões profundas sobre a acessibilidade e as dinâmicas de poder no mercado de arte. Para explorar essas questões, o CRIA (Centro de Investigação em Antropologia) do polo Iscte abre inscrições para o curso "São as Bienais Perigosas?", que ocorrerá em fevereiro de 2025.
Detalhes
Com sessões previstas durante o mês de fevereiro, as aulas ocorrerão das 18h00 às 21h00, num total de quatro encontros que se propõem a analisar a Bienal de Veneza e outros grandes eventos de arte. O curso é destinado a estudantes de Antropologia e Arte, bem como a todos/as que se interessem pelo tema.
Programa
Aula 1 | 6 de fevereiro: Histórico da Bienal de Veneza e megaeventos de arte na Europa (Documenta e Manifesta)
Aula 2 e 3 | 13 e 20 de fevereiro: Análise dos resultados do projeto "Southern Thoughts on a Northern Biennale"
Aula 4 | 27 de fevereiro: Eventos de Arte e curadores (no e do) continente africano
Este curso será uma plataforma para discutir os resultados do projeto Southern Thoughts on a Northern Biennale, que reuniu percepções de artistas e profissionais do hemisfério sul em suas participações na Bienal de Veneza. As sessões visam fornecer um contexto histórico, além de discutir experiências contemporâneas e a crescente presença de curadores africanos na Europa.
Inscrições
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através do link: https://forms.gle/56uQQUdCDuq3xEN38
É importante ressaltar que afrequência no curso pressupõe a participação nas 4 aulas, a fim de estabelecer o diálogo que o curso propõe estimular.
Coordenação
O curso conta com a coordenação de Laura Burocco (CRIA-Iscte), com uma vasta experiência no estudo de arte e antropologia.
Contactos e informações
lburocco@iscte-iul.pt