CONSTRUIR A REVOLUÇÃO
O 25 de Abril e a Dinamização Cultural do MFA
de Sónia Vespeira de Almeida
A editora Tinta da China publicou o livro "Construir a Revolução", de Sónia Vespeira de Almeida. O livro analisa o impacto cultural do 25 de Abril e o papel do MFA na dinamização da cultura em Portugal.
Sinopse
Protagonizadas por militares e agentes culturais de diversas áreas, as Campanhas de Dinamização Cultural do Movimento das Forças Armadas percorreram sobretudo o interior rural do país, intervindo em múltiplos domínios, como a cultura, a agricultura, a medicina, a veterinária e o melhoramento de infra‑estruturas, tornando‑se uma das mais singulares iniciativas do início do período democrático. Este livro revisita esse período e analisa o seu legado, fala‑nos dos protagonistas da revolução e da consolidação democrática, e tenta não só compreender um momento único na história de Portugal, mas também reflectir sobre o seu significado no contexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril
Nota biográfica
Sónia Vespeira de Almeida nasceu em Lisboa em 1973. É antropóloga e Professora no Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigadora integrada do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e do Laboratório Associado IN2PAST. Autora, co-autora e co-organizadora de várias publicações, Sónia Vespeira de Almeida dedicou parte da sua investigação ao estudo do período revolucionário do 25 de Abril de 1974, com especial foco nas Campanhas de Dinamização Cultural e Acção Cívica do MFA. A sua pesquisa abrange outros territórios como as práticas artísticas contemporâneas, o arquivo e desenho etnográficos e, ainda, as metodologias da antropologia, produzindo um corpo de trabalho que explora as intersecções entre diversos campos disciplinares.