[Chamada para candidaturas] 2ª edição da Escola Doutoral do IN2PAST: In2Future Boot Camp
We have extended the application deadline for the In2Future Boot Camp. You now have until February 24 to apply for a week in Évora in a transdisciplinary and collaborative laboratory.
Patrimónios comuns: a vinculação associativa do Património
A primeira edição do In2Future Boot Camp teve como mote “Para uma ecologia das práticas patrimoniais”. Procurámos então desenvolver uma perspetiva holística e crítica face às práticas de conservação, restauro ou revitalização do património, do estudo da conceção de um determinado “objeto” enquanto património até à conceção de práticas e políticas associadas à sua salvaguarda. A segunda edição do Boot Camp decorrerá novamente em Évora, entre 19 e 25 de maio de 2025, com o tema “Patrimónios comuns: a vinculação associativa do Património”, em parceria com Évora 27 – Capital Europeia da Cultura e com o Festival Imaterial, que se realiza naquela cidade de 20 a 24 de maio de 2025.
Os investigadores doutorandos das diferentes unidades do IN2PAST serão desafiados a explorarem ideias em torno das noções de “legado associativo” ou de “patrimónios comuns” e a realizarem pesquisas de experimentação prática e imersiva em torno do legado associativo com valor patrimonial na cidade de Évora. Podem candidatar-se à frequência do Boot Camp investigadores doutorandos das diferentes unidades do IN2PAST. A candidatura deverá ser efetuada através do preenchimento deste formulário até 17 de fevereiro de 2025. A comunicação dos resultados da candidatura será feita até 12 de março. A deslocação, a estadia e parte da alimentação serão asseguradas pelo IN2PAST.
Existe uma simetria entre a noção de “bem-comum”, enquanto lógica fundadora do associativismo, e a de “património”, enquanto conjunto de “bens-inalienáveis” imbuídos de qualidades afetivas e que têm sido transmitidos intergeracionalmente, como tal exprimindo valores fundamentais à identidade do grupo. Com base numa indagação empírica junto de associações e cooperativas sediadas na cidade de Évora, será desenvolvido um trabalho colaborativo de aproximação epistemológica às práticas de associativismo, de matriz cultural, aí identificadas. Como ponto de partida para uma reflexão em torno destes legados associativos, colocamos as seguintes questões: Como se conjugam nessas práticas atos de vinculação social com a fabricação estético-cultural de ‘patrimónios comuns’? Podem as associações unificar os bens comuns de pequena escala em ecossistemas colaborativos de maior dimensão? Poderão as associações ser espaços para gerir coletivamente e de forma sustentável um recurso comum, como o património?
A orientação teórico-metodológica desta abordagem ao património associativo destaca a relevância da filiação do associativismo no paradigma sociológico da dádiva, segundo o qual a troca (sob a forma da tripla-obrigação de “dar-receber-retribuir”) é o princípio moral fundador da vida social. É através da liberdade concedida e das obrigações pressupostas a este princípio que se realizam “interesses comuns”. Geralmente englobado no designado “terceiro setor”, a formação da sociedade civil e da vida associativa deverá ser aqui compreendida a partir de um quadro histórico desfavorável ao associativismo, sobrevivendo este “nos interstícios da vida local”. Uma sinopse completa dos objetivos programáticos do Boot Camp deste ano estará brevemente disponível através do site do IN2PAST. O programa detalhado será anunciado em abril. Tal como na primeira edição, existirão iniciativas partilhadas com o Festival Imaterial, incluindo debates e conferências com convidados nacionais e internacionais, visitas guiadas, cinema e espetáculos de música.
Informação útil
19 a 25 de maio de 2025
Évora (Universidade de Évora e outros)
Palácio do Vimioso, Largo Marquês de Marialva, 8, 7000-809 Évora
Candidaturas
através do formulário disponível em: https://forms.gle/Y2C5V8LnFDrXwESC8
Datas importantes
>> candidaturas: até 17 de fevereiro de 2025
>> comunicação de resultados: até 12 de março
Organização: IN2PAST / Grupo de Trabalho para a Formação Doutoral
Parcerias: Festival Imaterial e Évora 27 – Capital Europeia da Cultura
PDF da call em PT
Sobre o IN2PAST
O IN2PAST – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território recebeu o estatuto de Laboratório Associado em fevereiro de 2021 e foi criado formalmente no início de 2022. Reúne sete unidades de investigação (CHAIA, CESEM, CRIA, HERCULES, IHC, IHA e Lab2PT) e cinco universidades (Universidade de Évora, Universidade NOVA de Lisboa, Iscte-IUL, Universidade do Minho e Universidade de Coimbra). O Laboratório Associado IN2PAST é financiado pela Fundação para Ciência e a Tecnologia, I. P. sob a referência LA/P/0132/2020 (DOI 10.54499/LA/P/0132/2020)
Contactos
Rita Hasse Ferreira - comunica@in2past.org
IN2PAST online
Web: www.in2past.org
E-mail: in2past@in2past.org
Facebook: https://www.facebook.com/In2Past
YouTube: https://www.youtube.com/@In2Past