A carregar
Linhas Temáticas

Antropologia da Religião

Coordenação: Eugenia Roussou, Marina Pignatelli e Pedro Pereira

Apresentação

Desde a fundação da antropologia enquanto disciplina, a religião e a religiosidade têm sido uma das suas principais preocupações teóricas. Das indagações de Frazer e Tylor aos exercícios comparativos de Geertz, passando pelos debates contemporâneos em torno da cognição e ontologia, a religião assumiu uma importância central no pensamento antropológico. É nossa intenção evocar esta rica herança disciplinar para pensar as configurações religiosas contemporâneas, para interpretar a construção e governamentalidade de uma Europa pós-secular, mas também para debater a relação entre migrações transnacionais e religiosidade, os processos sociais de marginalização de determinadas confissões, o surgimento de espaços sagrados particulares, ou a crescente popularidade de novas formas de espiritualidade e a sua influência na prática religiosa quotidiana, entre outros. Recorrendo aos instrumentos teóricos da antropologia da religião, pretendemos debater, através da produção etnográfica, a questão religiosa no Portugal e no mundo contemporâneo.

O objetivo principal do NAR é promover os estudos antropológicos da religião em Portugal e congregar investigadores que trabalhem ou estejam interessados em trabalhar neste campo. Ao mesmo tempo, o NAR pretende iniciar e/ou fortalecer um diálogo académico entre investigadores de antropologia da religião a nível internacional, com o objetivo de criar ligações de investigação entre antropólogos da religião que trabalham em Portugal e antropólogos da religião no resto do mundo, a fim de estimular discussões, troca de ideias, futuras colaborações e projetos de investigação. O núcleo serve também como espaço de acolhimento para futuros investigadores ligados à academia portuguesa ou interessados em Portugal como terreno de pesquisa. Em segundo lugar, procura-se estabelecer várias pontes institucionais com peritos estrangeiros reconhecidos pela sua experiência nestas áreas temáticas.

De modo a fomentar a cooperação e o estabelecimento de pontes com algumas instituições onde o estudo antropológico da religião tem merecido uma crescente dedicação, o NAR criou uma mailing list, um correio eletrónico e uma página no Facebook, promovendo seminários periódicos com convidados especialistas nacionais e internacionais, encontros temáticos de dimensão nacional e internacional; pretende-se criar uma coleção de working papers, a serem disponibilizados online.

Para fazer parte do NAR basta ter um background em antropologia (ou ciências sociais) e ter interesse na área da religião. Para aderir ao NAR: a) envie um e-mail para nucleo.antropologia.religiao@gmail.com com os seus contactos, juntando uma pequena nota biográfica e principais publicações, b) subscreva a nossa mailing list: nucleo_antropologia_religiao_nar@googlegroups.com e c) junte-se à nossa página no Facebook.

Todos os Projetos

Todas as Publicações

Equipa

Notícias

Produções

0 de 0 Produções

Não existem resultados para a sua pesquisa.