public.loading

Marketing territorial e regeneração urbana: uma perspectiva dos projetos "Parque das Nações" (Lisboa) e "La Confluence" (Lyon)

public.project.responsible_investigator_cria: Cecília Avelino

public.project.research_group: Práticas e Políticas da Cultura


public.project.category

Projetos Doutoramento

public.project.keyword

Branding | Projetos urbanos | Parque das Nações | "Confluence"

public.project.state

public.project.open

public.project.start_date

01-08-2017

public.project.reference

SFRH/BD/131279/2017


public.project.abstract

Num contexto de instabilidade económica mundial, as cidades passaram a competir entre si e para isso buscam estratégias para diferenciarem - se e serem mais atraentes turística e economicamente. Para compreender tal cenário, essa investigação analisará dois projetos de reabilitação urbana: Parque das Nações em Portugal e Confluence em França. Voltados para a transformação de áreas ribeirinhas em novas centralidades e territórios inteligentes configuramse, à priori, enquanto intervenção de marketing territorial. Através da análise documental dos planos e programas institucionais, serão avaliadas as acções de comunicação de cada fase de implementação dos projetos. Será também investigada, através de entrevistas semiestruradas, a imagem percebida pelos atores internos e externos dessas localidades e a repercussão destas intervenções, constituindo-se dados para criação de uma metodologia sobre a  eficácia e o retorno do investimento em marketing e branding. Tais ações contribuirão com as políticas de Turismo, gestão da imagem da cidade e sua competitividade.

public.project.team

Françoise Paquien-Séguy

Colaboradores

Frédéric Vidal