Investigador responsável: Frederico Rosa
Investigador externo responsável: Christine Laurière (UMR9022 | Héritages : Culture/s, Patrimoine/s, Création/s)
Grupo de investigação: Práticas e Políticas da Cultura
História da antropologia | América Latina | Circulação de saberes | Humanidades digitais
https://www.berose.fr/article2525.html?lang=fr
Centre Nationale de la Recherche Scientifique (CNRS)
Berose (coord.); UMR9022 (Héritages : Culture/s, Patrimoine/s, Création/s); UMR8216 (CéSor, Centre d’Études en Sciences Sociales du Religieux); Museu Nacional (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Universidade de São Paulo; CONICET/UCA - Pontifica Universidad Católica Argentina; CIHA - Centro de Investigaciones Históricas y Antropológicas; ICANH - Instituto Colombiano de Antropología e Historia
Aberto
01-01-2022
31-12-2026
O projeto HITAL enquadra-se no âmbito de BEROSE International Encyclopedia of the Histories of Anthropology, que reivindica uma prática e escrita renovadas da história da antropologia, na sequência do paradigma das antropologias do mundo desenvolvido na América Latina nos finais do século XX. Todos os parceiros de HITAL já colaboram com BEROSE. A ambição científica do projeto HITAL é produzir uma história transatlântica (séculos XIX-XXI) da etnografia e da antropologia em vários países da América do Sul, com uma dimensão comparativa. Considerando que a Antropologia ocupa um lugar singular no processo de construção da nação na América Latina, o principal desafio é contribuir para a pluralização da história da antropologia através do estudo de cânones e práticas científicas diversos. O projeto visa também promover o reconhecimento e a compreensão da variedade de atores, questões, práticas, debates, instituições, significados, funções e papéis científicos, culturais, sociais e políticos. Será dada especial atenção aos antepassados excluídos, aos etnógrafos não profissionais, aos interlocutores no terreno, às comunidades indígenas historicamente ligadas a projetos antropológicos, as quais têm um lugar cada vez mais importante na construção do conhecimento e na animação das instituições museológicas, levando a cabo um discurso alternativo que desafia as premissas heurísticas da disciplina.
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