A carregar

Eternal Forest Monsanto

Investigador responsável: Humberto Martins

Investigador externo responsável: Evgenia Emets

Grupo de investigação: Desafios Ambientais, Sustentabilidade e Etnografia


Palavras-chave

Biodiversidade | Comunidade | Performance | Arte

Instituição financiadora

Câmara Municipal de Lisboa; Fundação Calouste Gulbenkian

Parceiros

CE3C

Estado

Fechado

Data de início

07-07-2022

Data de fim

30-05-2023


Abstract

Eternal Forest Monsanto é um projeto de arte multidisciplinar site-specific, desenvolvido em colaboração com o Parque Florestal de Monsanto.

O objetivo do projeto é comunicar ideias sobre a biodiversidade de vários espaços do Parque, valores naturais e culturais tangíveis e não tangíveis da floresta, ideias de interligação na floresta para mudanças culturais e sociais, através de obras artísticas, performances artísticas na floresta, sessões de reflexão de vários públicos, e uma exposição que atinge públicos gerais e profissionais.

Uma criação de duas experiências artísticas site-specific do local no Parque Florestal de Monsanto: 'Finding the Mother Tree' e 'Eternal Forest is Light' terá lugar durante 2022-2023 e será entregue ao público sob a forma de performances artísticas.

Serão criados dois trilhos permanentes ligados aos marcos naturais da floresta, interpretando-os através de poesia e performance.  Com base nestas experiências, a artista, Evgenia Emets, irá criar um guia online dedicado à obra de arte final e que qualquer pessoa pode aceder através de um guia áudio e materiais visuais e ter a sua própria experiência física da floresta nas áreas públicas do Parque Florestal de Monsanto.
 
Evgenia criará um filme artístico como representação das duas experiências florestais a serem exibidas na exposição e online no site www.eternalforest.earth. Criará também uma série de obras visuais a expor no final do projeto, acompanhadas por uma publicação em livro. O livro incluirá vários materiais reunidos durante o desenvolvimento do projeto, incluindo texto do curador de arte, Nuno Sacramento, relatos reflexivos dos participantes, entrevistas com cientistas, fotografias, obras visuais, mapas e poesia.