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À espera do futuro: uma etnografia sobre cidadania e subjetividade à saída da escolaridade obrigatória

public.project.responsible_investigator_cria: Maria João Fernandes

public.project.research_group: Circulação e Produção de Lugares


public.project.category

Projetos Doutoramento

public.project.keyword

Futuro | Subjectividade | Educação | Cidadania | Poder

public.project.institution_funder

Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

public.project.state

public.project.open

public.project.start_date

01-09-2017

public.project.reference

SFRH/BD/130957/2017


public.project.abstract

Este projecto pretende, em primeiro lugar, investigar as representações sobre o futuro construídas a partir das subjectividades de um conjunto de agentes (alunos à saída da escolaridade obrigatória) olhando-as através do processo de escolarização. Procura-se compreender a relação entre práticas e discursos activados na instituição escolar e a construção de comunidades políticas. Considera-se o conjunto de agentes que compõem as comunidades educativas de três escolas em Almada, bem como as instituições que organizam, neste sentido, o sistema educativo, nomeadamente, o Estado, o Município de Almada e as escolas referidas. Propõe-se uma etnografia no espaço de transição entre a escolaridade obrigatória e a integração do ex-aluno na sociedade, compreendendo várias escalas de análise: das aspirações, projectos e estratégias dos agentes aos dos vários segmentos do Estado. Toma-se como referencial a produção do documento "O perfil do aluno para o século XXI" (Ministério da Educação, 2017) definido enquanto orientador de possíveis reformas no ensino público português. Dirigido a uma temporalidade futura, este prevê as formas sob as quais a escola deve conjugar pessoa e cidadão, a partir do aluno, para a continuidade e aperfeiçoamento da comunidade política nacional. Procura-se assim ler comparativamente as perspectivas dos produtores e dos sujeitos da produção de um perfil, num contexto específico. Relacionando educação e sociedade, pretende-se contribuir para uma reflexão sobre o impacto da escolaridade obrigatória nos projectos de vida que atravessam e organizam os contextos contemporâneos, estabelecendo nexos próprios entre passado, presente e possibilidades de futuro, individual e colectivamente.

public.project.team

Integrados

José Mapril