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Cursos CRIA

Datas

16 a 23 setembro 2021

Inscrições até

Até 07 setembro 2021

Local

Laboratório Audiovisual do CRIA - ISCTE

Horário

18h00 - 22h00


Apresentação

Público Alvo

Pesquisadoras/es, estudantes, antropólogas/os, profissionais das Ciências Sociais e Humanas, profissionais da comunicação e interessadas/os em geral.

Sobre o curso

O curso tem como objetivo realizar atividades teóricas e metodológicas que permitem às pessoas ler, com e pela imagem, o mundo que habitam, acessando os seus pontos de vista. Intitulada de Círculo Cultural, esta experiência antropológica estrutura-se na produção de conhecimento compartilhado com as pessoas, em interações e trocas, no movimento dialético e de atenção para as imagens.

O Círculo Cultural é baseado na conceção de educação de Paulo Freire e na visão ecológica do mundo de Tim Ingold; funciona como uma atividade interdisciplinar e pode ser feita em diferentes áreas das Ciências Sociais e Humanas.

Os estudantes do curso terão introdução teórica e farão exercícios práticos para desenvolver os seus Círculos.

Docência Emiliano Dantas (CRIA-ISCTE) | Filipe Marcelo Reis (CRIA-ISCTE) 

Valor 70 euros (geral) | 60 euros (membros do CRIA)

Objetivos
  • Capacitar os participantes na pesquisa compartilhada com e por imagens (fotografia e desenho)
  • Apresentar uma proposta de construção de conhecimento em que as  pessoas são autoras das suas histórias, dos seus pontos de vista; Utilizar a imagem como leitura e escrita do mundo.
Programa

O curso combina sessões de aulas presenciais em local aberto, no pátio da  Universidade, com atividades práticas coletivas. Entre a segunda e a terceira aula, será feito um exercício, seguido de comentários e discussão pelo grupo. 

  • Breve introdução à educação de Paulo Freire, à visão ecológica de Tim  Ingold, à imagem como um rizoma.
  • A imagem como leitura (palavraimagem) e a imagem como reescrita (imagensmundo) do mundo.
  • O Círculo Cultural  como proposta teórica e metodológica de produção de conhecimento com as pessoas. 

 

  • 16 SET  | Aula 1 | 18h-22h  
    O uso da fotografia na pesquisa científica e a narrativa visual.  
  • 07 SET | Aula 2 | 18h-22h
    Breve introdução ao pensamento de Paulo Freire e Tim Ingold. O Círculo  Cultural, seu funcionamento, como se estrutura e sua aplicação. 
  • 23 SET | Aula 3 |18h-22h
    Apresentação dos Círculos Culturais realizados pelos estudantes,  discussão coletiva dos trabalhos e encerramento com avaliação. 
Cartaz

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Datas

30 setembro a 7 outubro 2021

Inscrições até

Até 22 setembro 2021

Local

online, via Zoom

Horário

18h00 - 22h00


Apresentação

Público Alvo

Pesquisadoras/es, estudantes, antropólogas/os, profissionais das Ciências Sociais e Humanas, profissionais da comunicação e interessadas/os em geral.

Sobre o curso

O curso tem como objetivo realizar atividades teóricas e metodológicas que permitem às pessoas ler, com e pela imagem, o mundo que habitam, acessando os seus pontos de vista. Intitulada de Círculo Cultural, esta experiência antropológica estrutura-se na produção de conhecimento compartilhado com as pessoas, em interações e trocas, no movimento dialético e de atenção para as imagens.

O Círculo Cultural é baseado na conceção de educação de Paulo Freire e na visão ecológica do mundo de Tim Ingold; funciona como uma atividade interdisciplinar e pode ser feita em diferentes áreas das Ciências Sociais e Humanas.

Os estudantes do curso terão introdução teórica e farão exercícios práticos para desenvolver os seus Círculos.

Docência Emiliano Dantas (CRIA-ISCTE) | Filipe Marcelo Reis (CRIA-ISCTE) 

Valor 70 euros (geral) | 60 euros (membros do CRIA)

Objetivos
  • Capacitar os participantes na pesquisa compartilhada com e por imagens (fotografia e desenho)
  • Apresentar uma proposta de construção de conhecimento em que as  pessoas são autoras das suas histórias, dos seus pontos de vista; Utilizar a imagem como leitura e escrita do mundo.
Programa

O curso combina sessões de aulas síncronas com atividades práticas coletivas. Além de um exercício para ser feito entre a segunda e a terceira aula, que será comentado e discutido pelo grupo. 

  • Breve introdução à educação de Paulo Freire, à visão ecológica de Tim  Ingold, à imagem como um rizoma.
  • A imagem como leitura (palavraimagem) e a imagem como reescrita (imagensmundo) do mundo.
  • O Círculo Cultural  como proposta teórica e metodológica de produção de conhecimento com as pessoas. 
     
  • 30 SET  | Aula 1 | 18h-22h  
    O uso da fotografia na pesquisa científica e a narrativa visual. 
  • 01 OUT | Aula 2 | 18h-22h
    Breve introdução ao pensamento de Paulo Freire e Tim Ingold. O Círculo  Cultural, seu funcionamento, como se estrutura e sua aplicação.
  • 07 OUT  | Aula 3 | 18h-22h
    Apresentação dos Círculos Culturais realizados pelos estudantes,  discussão coletiva dos trabalhos e encerramento com avaliação. 
Cartaz

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Datas

18 outubro a 25 novembro 2021

Inscrições até

Até 13 outubro 2021

Local

NOVA FCSH - Colégio Almada Negreiros (Campus de Campolide)

Horário

segundas, terças e quintas, das 18:00 às 20:00


Apresentação

Público Alvo

Estudantes de ciências sociais, arquitetura e arte, público em geral

Objetivos

O curso inquire sobre as relações entre arte, religião e sociedade a partir de uma perspectiva multidisciplinar. O seu objetivo não é o de estabelecer uma elucidação “analítica” e “teórica” do conteúdo dessas noções ou da natureza da relação entre os “domínios” ou “fenómenos” que circunscrevem. Procura-se antes compreendê-las a partir do modo como a sua articulação define formas históricas e culturais plurais de constituição dos planos de partilha intersubjetiva que estão na base do que chamamos de comunidade, povo, nação ou tradição. Para o fazer organiza-se em três módulos que focam a história da arte do ocidente; as raízes metafísicas e os percursos históricos da reflexão sobre a definição e função religiosa e secular da arte; e, por último, os rumos e cruzamentos das perspectivas da fenomenologia e da interrogação antropológica, histórica e filosófica sobre arte.

Docentes: João Borges, Ricardo Santos Alexandre, Guilherme Figueiredo e Filipe Verde

Valor da Inscrição: 140€ | 80€ (membros do CRIA e estudantes, mediante comprovativo)

Os cancelamentos de inscrição ou pedidos de devolução só poderão ser feitos até ao dia 13 de outubro. O CRIA retém uma taxa de 10% nas devoluções de inscrições.

Programa

Módulo 1 - História da Arte Ocidental

  • As primeiras ‘grandes’ civilizações: Egipto, Grécia, Roma - sistemas religiosos e arte
  • A emergência da arte Paleocristã, Bizâncio e o Renascimento Carolíngeo
  • A consolidação do sistema feudal e a arte da Alta Idade Média (Românico, Gótico, Mudejar)
  • Renascimento e Maneirismo, do humanismo à reforma protestante
  • A arte Barroca entre a Contra-Reforma e o ‘petit-genre’ popular
  • O Rococó e o colapso da sociedade aristocrática
  • Voltaire e Jacques-Louis David, as primeiras revoluções burguesas
  • Romantismo - Inglaterra, Alemanha e França
  • O drama doméstico: o caso de Ibsen
  • Decadência e revivalismo: a arte ultra-romântica da era Vitoriana
  • Realismo e expressão: o surgimento da fotografia, a obra de J.W. Turner
  • As primeiras correntes modernistas (fauvismo, cubismo, expressionismo, surrealismo)
  • O cinema como nova forma de arte (e de propaganda)
  • O papel da cultura ‘pop’ nos pós-2ª Guerra Mundial
  • Os novos meios e a arte conceptual
  • O papel da cultura ‘pop’ na atualidade

 

Módulo 2 - Arte e Filosofia

  • Concepções de arte na Antiguidade Egípcia e Grega - techne e poiesis
  • A “Ideia” e o “Belo” em Platão, Aristóteles, Estóicos e Neoplatonistas
  • Concepções de arte na Idade Média
  • Teoria da arte no Renascimento - a naturalização do pensamento sobre arte
  • Teoria da arte no Iluminismo e no Romantismo - aparecimento da estética - Burke, Kant, Schiller
  • Teoria da arte no séc. XX - Crítica da estética - Heidegger e Dewey
  • Religião, arte e as formas do divino
  • O símbolo para além da representação: presença e participação
  • Mircea Eliade - entre a religião e a arte
  • Teofania e Hierofania - a tangibilidade do divino
  • Espaço sagrado e o centro do mundo

 

Módulo 3 - Arte/Imagem, Religião e Sociedade

  • A tradição das tradições: Atenas e Jerusalém em A Escola de Atenas e A Disputa do Sacramento - Rafael
  • Modernidade e desencantamento - Moby Dick, de Herman Melville
  • A arte tem, ou teve?, uma história. De Hegel a Nietzsche, Heidegger e Gadamer: a crítica da estética e a promessa da
  • superação da metafísica da subjetividade
  • Arte/Imagem e Religião - entre Iconoclastia e Consagração
  • Arte e Ontologia - o Templo Grego, todos os Templos, o que é um Templo
  • Arte, Ritual e Sociedade - lugar, temporalidade e a formação do “nós”
  • Religiões seculares, arte e propaganda - O Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl; O Couraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein
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