GI Práticas e Políticas da Cultura | GT Restituição e Reparação
Movimentos sobre objetos em deslocamento: estudos de caso no Museu Etnográfico de Genebra e no Museu das Civilizações Negras de Dakar
Organização: Marcia Mansur | CRIA
A Oficina propõe uma reflexão sobre diferentes movimentos em torno de objetos que se encontram em situação de deslocamento forçado, a partir de exemplos do Museu de Etnografia de Genebra e do Museu das Civilizações Negras de Dakar. Esta oficina pretende ser um diálogo, propondo um processo de composição em tempo real, a partir da pesquisa em curso sobre legados coloniais operando em diferentes espaços e territórios, das fronteiras aos museus. Abordando também diferentes práticas artísticas e curatoriais, a Oficina convida participantes a refletir a partir de experiências situadas, com vista à emergência de contranarrativas e imaginários políticos emancipatórios.
Convidada: Maria (Moon) Ejarque, UNL/FCSH, é investigadora e curadora independente. Doutoranda em relações internacionais, trabalha questões ligadas ao deslocamento forçado de pessoas e objetos, abordagem feminista decolonial. Investiga ainda questões ligadas ao dispositivo fotográfico e audiovisual (nas suas trajetórias de captura e autonomia), cinema & política, e arquivos (de violência e de libertação). É titular de Mestrado em Ciências da Comunicação (cultura contemporânea e novas tecnologias) e de DEA em Relações Internacionais.
DATA
Terça, 7 Outubro 2025
HORÁRIO: 14-16 GMT Lisboa | Portugal
LOCAL: A Oficina será realizada ONLINE.
*CREDITO: Escultura de Beya Gille Gacha. Trabalho exposto no MEG, na exposição "Dismembered Remembered", com curadoria de Bansoa Sigam.