As Zonas de Contacto estão de regresso!
18 fevereiro, 16h00 > 18h00
Clube Iscte (sala 332, piso 3), Edificío 4
Iscte Conhecimento e Inovação
Trajetórias de um processo de criação: cruzamentos com as trocas e encontros de saberes vivenciadas no cerrado brasileiro (benzedeiras, raizeiras e parteiras)
com
Marlini Dorneles de Lima (Universidade Federal de Goiás - UFG)
Camilla Morello (Mestranda em Culturas Visuais na NOVA FCSH)
Na sessão de fevereiro, contamos com a participação da artista-pesquisadora Marlini D. de Lima, docente da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22. A sua investigação procura aprofundar a intersecção entre a dança e as tradições culturais do cerrado brasileiro, enfatizando o papel das mulheres, como parteiras, raizeiras e benzedeiras. As obras "Passagem" e "Elas Florescem", resultado do trabalho de pesquisa de Marlini, emergem como criações que refletem um "campo vivido", onde os saberes e práticas tradicionais se entrelaçam com dramaturgias corporais inovadoras. Estas obras enfatizam a importância do encontro entre diferentes formas de expressão artística e o reconhecimento das heranças culturais.
Contamos também com a presença de Camilla Morelo, artista que transita entre dança, teatro e antropologia, trazendo uma perspetiva abrangente sobre as artes performativas. Camilla tem desenvolvido projetos que promovem o diálogo entre a arte e a sociedade.
Convidamos todos/as os/as interessados/as a participar nesta sessão.