Seminário Racismo em Portugal #9:
Conversa sobre o livro "Quando Ninguém Podia Ficar. Racismo, habitação e território" de Ana Rita Alves
com:
Ana Rita Alves (CeiED - U. Lusófona | CES - U. Coimbra)
Jannis Kühne (CRIA NOVA FCSH) - moderação
29 de maio, 16h > 18h
Sala A304, Torre A, NOVA FCSH
Na 9ª sessão do ciclo de seminários Racismo em Portugal, promovemos uma conversa em torno do livro "Quando Ninguém Podia Ficar. Racismo, habitação e território", de Ana Rita Alves, que estará presente para discutir a sua obra. A moderação fica a cargo de Jannis Kühne (CRIA – NOVA FCSH).
---
Com o Seminário “Racismo em Portugal” o CRIA pretende debater o racismo no contexto português, interrogando a produção e negociação de categorias identitárias, de processos de racialização e de construção de narrativ8s sobre a nação e o império. Assim como a construção do “Outro”, o racismo institucional e estrutural da sociedade portuguesa e suas ações discriminatórias.
Pretende igualmente promover a criação de espaços de discussão e de interpelação sobre a produção e implementação de políticas públicas que incidam sobre a questão do racismo e a conceptualizem de forma intersecional, articuladas com formas de desigualdade social e de género, entre outras. E refletir sobre as narrativas que menosprezam o papel de Portugal quer no tráfico de pessoas escravizadas, quer no racismo estrutural do projeto colonial; no modo como as continuidades desta opressão e discriminação históricas perduram na sociedade contemporânea, e se manifestam de uma forma institucionalizada, trazendo à discussão a atemporalidade do racismo quotidiano, como sugeria Grada Kilomba.
O Seminário - iniciado em pleno período pandémico - tem promovido debates alargados e transversais, cruzando as discussões que remetem para temáticas como educação e práticas pedagógicas, a devolução de património musealizado, práticas racistas perpetuadas por agentes do Estado, conteúdos curriculares na área do ensino ou a representatividade em órgãos de gestão do Estado.