Tradicionalmente, os estudos antropológicos têm-se centrado nas tradições, nos costumes e no património cultural, frequentemente negligenciando a inter-relação entre ações presentes e aspirações futuras. Este seminário propõe abordar esta lacuna, explorando como os imaginários e as projeções de futuros influenciam as práticas sociais no presente e vice-versa.
São introduzidos conceitos emergentes, além de estratégias metodológicas, para enquadrar o futuro como objeto legítimo de investigação antropológica e operacionalizar o seu estudo. Para o efeito, parte-se da ideia do caráter multitemporal da realidade social, articulando-se as perspetivas da filosofia do tempo histórico de Reinhart Koselleck e da antropologia do tempo de Alfred Gell, e é apresentado um caso de estudo sobre a implementação da saúde digital em Portugal.
O objetivo é promover um debate mais amplo sobre a temporalidade como dimensão central na compreensão das dinâmicas sociais contemporâneas.
» LINK ZOOM
ID Meeting: 978 0912 0871 Password: 732306
11/03/2025 , 15:30-17:00
Sala B201, Torre A, NOVA FCSH
José Carlos Pinto da Costa (CRIA-NOVA FCSH)
Discussant: Ana Isabel Afonso (CRIA-NOVA FCSH)
Giacomo Mantovan (CRIA-Iscte) | Patrícia Alves de Matos (CRIA-Iscte) | GI QPD | CRIA
Entrada livre
Adicionar ao calendário Google
Este website utiliza cookies de forma a melhorar a sua experiência de navegação. Política de Privacidade.
O seu web browser (ClaudeBot 1) encontra-se desactualizado e não consegue mostrar de forma correcta a página que está a visitar.
Actualize o seu browser para melhor segurança, velocidade e experiência neste site.
Faça download do Google Chrome aqui ou do Firefox aqui.
Registo efetuado com sucesso.