A carregar
Linhas Temáticas

Núcleo de Ecologia Política (NEP)

Coordenação: Antonio Maria Pusceddu e Joana Martins

Apresentação

O Núcleo de Ecologia Política (NEP) é um espaço colaborativo de investigação e intervenção sobre a dimensão política da ecologia. Esta linha de investigação propõe-se como lugar crítico de elaboração e reflexão com base na investigação etnográfica. Pretende promover a participação na sociedade através do diálogo, da colaboração e da coprodução de conhecimento. O NEP congrega investigadoras e investigadores que, cruzando diferentes âmbitos de pesquisa e atuação, querem explorar e debater não apenas as dimensões políticas da ecologia, mas também os aspetos e as implicações socioecológicas de um leque amplo de questões sociais, políticas e culturais. 

A dimensão política da ecologia tem sido uma preocupação constante da antropologia. Hoje em dia, é objeto de um interesse renovado que abrange um campo alargado de problemas metodológicos, históricos, teóricos e analíticos, dentro de um panorama de debates que transcende a antropologia, mas no qual a disciplina está firmemente enraizada. Este interesse resulta também de crescentes e generalizadas preocupações em torno dos efeitos articulados de múltiplas crises - ecológica, climática e de reprodução social - que marcam fortemente a agenda económica e política na contemporaneidade, bem como o(s) imaginário(s) público(s). Está presente, resumidamente, uma forte tensão política na necessidade de compreender as causas, formas e articulações da grande transformação socioambiental que se tornou habitual descrever através da ideia problemática da entrada epocal no Antropoceno ou Capitaloceno. Neste sentido, o NEP procura desenvolver pesquisas e formas de intervenção pública a fim de contribuir criticamente para a definição de noções de bem-estar e práticas socioecológicas mais sustentáveis.

O NEP tem como objetivos:

·         dar continuidade e estabilidade a um conjunto de atividades desenvolvidas no CRIA, como o Encontro Anual de Ecologia Política, e o planeamento de outras e novas iniciativas, como seminários e eventos públicos, em sinergia com as atividades dos grupos de investigação e laboratórios.

·         estimular o contacto entre investigadores/as dentro e fora do CRIA, potenciando a criação de novas linhas de pesquisa;

·         promover relações e colaborações ativas com outras instituições e grupos da sociedade civil.

Poderão integrar o NEP investigadores/as e estudantes, dentro e fora do CRIA. Para aderir ao NEP, envie um e-mail para nepcria@disroot.org  com os seus contactos, uma pequena nota biográfica, temas de pesquisa e (se tiverem) principais publicações.

Todos os Projetos

Todas as Publicações

Equipa

Notícias

Produções

0 de 0 Produções

Não existem resultados para a sua pesquisa.