A carregar

Sistemas de Informação na avaliação de fenómenos urbanos emergentes: O papel do Airbnb no crescimento da Reabilitação Urbana em Lisboa (2015 - 2019)

Investigador responsável: Ricardo Mendes Correia

Grupo de investigação: Quotidianos, Políticas e Desigualdades


public.project.category

Projetos Doutoramento

Palavras-chave

Modelação espacial | visualização de dados espácio-temporais | Licenciamento urbanístico | Humanidades espaciais

Instituição financiadora

Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Estado

Aberto

Data de início

01-01-2020

Referência

SFRH/BD/146858/2019


Abstract

O objetivo principal da investigação é a espacialização e correlacionamento espácio-temporal de dois fenómenos urbanos emergentes, reabilitação urbana feita por licenciamento urbanístico e Airbnb, uma das plataformas de alojamento local mais significativas na cidade de Lisboa.

A ausência de estudos sobre a relação da distribuição espacial do licenciamento urbanístico e Airbnb, envolvendo bases de dados georreferenciadas, torna pertinente e relevante o desenvolvimento desta investigação com aplicação direta ao processo de planeamento urbanístico.

A metodologia centra-se no recurso à análise espacial dos SIG para estimar a distribuição e correlacionar as variáveis, reabilitação e Airbnb, em todo o concelho de Lisboa, baseando-se em quatro anos de dados espácio-temporais (2015-2019).

O tipo de arrendamento do Airbnb tem potencial disruptivo para a reabilitação urbana de Lisboa. Estudos preliminares demonstram que a reabilitação pode ser modelada com base no licenciamento urbanístico, possibilitando a análise da hipótese do seu crescimento relacionar-se com a expansão do Airbnb.