public.project.responsible_investigator_cria: Arlindo Horta
public.project.research_group: Práticas e Políticas da Cultura
Projetos Doutoramento
Património | Cultura popular | Imagem | Media | Visibilidade
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
public.project.open
01-11-2015
PD/BD/113940/2015
Nos últimos anos estações de televisão nacionais têm realizado emissões em direto com programas itinerantes que "visitam" cidades e vilas portuguesas e colocam em cena o repertório local de tradições, artesanato, gastronomia, numa retórica que celebra diversidade regional e orgulho nacional. São uma montra informal do que hoje se entende por PCI. Pretende‐se fazer a etnografia desta produção televisiva itinerante como ponto de partida para a) identificar formas de apropriação da categoria PCI em processos rudimentares de objetificação cultural; b) analisar estratégias particulares de interacção entre cultura popular e cultura de massas, do ponto de vista da produção da visibilidade e da mediatização das identidades locais; c) perceber como se articulam o político (autarquias), o mercado (produtoras de televisão e empresas) e o social (comunidades locais) na produção de discursos e imagens sobre património e identidades; d) questionar modelos de inscrição das imagens patrimoniais em contextos mediáticos globalizados como forma de tornar a cultura um recurso económico competitivo. Espero assim contribuir para a compreensão de um contexto pouco explorado na literatura sobre PCI até agora.
public.cookie_bar_text public.cookie_bar_inside_link.
index.explorer.alert (ClaudeBot 1) index.explorer.alert_2
index.explorer.alert_3
index.explorer.download_chrome index.explorer.here index.explorer.download_firefox index.explorer.here.
public.footer.registred_on_newsletter