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O património "em direto": produção de visibilidade e itinerários do "popular"

Investigador responsável: Arlindo Horta

Grupo de investigação: Práticas e Políticas da Cultura


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Projetos Doutoramento

Palavras-chave

Património | Cultura popular | Imagem | Media | Visibilidade

Instituição financiadora

Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Estado

Aberto

Data de início

01-11-2015

Referência

PD/BD/113940/2015


Abstract

Nos últimos anos estações de televisão nacionais têm realizado emissões em direto com programas itinerantes que "visitam" cidades e vilas portuguesas e colocam em cena o repertório local de tradições, artesanato, gastronomia, numa retórica que celebra diversidade regional e orgulho nacional. São uma montra informal do que hoje se entende por PCI. Pretende‐se fazer a etnografia desta produção televisiva itinerante como ponto de partida para a) identificar formas de apropriação da categoria PCI em processos rudimentares de  objetificação cultural; b) analisar estratégias particulares de interacção entre cultura popular e cultura de massas, do ponto de vista da produção da visibilidade e da mediatização das identidades locais; c) perceber como se articulam o político (autarquias), o mercado (produtoras de televisão e empresas) e o social (comunidades locais) na produção de discursos e imagens sobre património e identidades; d) questionar modelos de inscrição das imagens patrimoniais em contextos mediáticos globalizados como forma de tornar a cultura um recurso económico competitivo. Espero assim contribuir para a compreensão de um contexto pouco explorado na literatura sobre PCI até agora.

Equipa

Integrados

Catarina Alves Costa

Integrados

João Leal