public.loading

InDigit - Os povos indígenas das Terras Baixas da América do Sul e a transição digital nos museus europeus

public.project.responsible_investigator_cria: Rodrigo Lacerda

public.project.research_group: Práticas e Políticas da Cultura


public.project.keyword

Transição digital | Museus | Povos indígenas | Kamayurá

public.project.institution_funder

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

public.project.partners

IHC - NOVA FCSH, Lab2PT - UMinho, In2Past, Arquivo Kamayurá, Museu Nacional de Etnologia

public.project.state

public.project.closed

public.project.start_date

01-09-2024

public.project.end_date

31-08-2025

public.project.reference

EXPL/In2Past/2024/14


public.project.abstract

A transição digital está a ter um impacto significativo em diversas áreas das sociedades europeias, incluindo na museologia. Neste contexto, uma literatura emergente assinala como a esfera digital influencia a nossa compreensão do mundo, ao mesmo tempo que é moldada por arquiteturas de software complexas e padronizações e preconceitos cultural e historicamente definidos.
Adicionalmente, parte das coleções dos museus etnográficos é constituída por património de povos indígenas. Embora algumas settler societies tenham desenvolvido políticas e protocolos relativos à digitalização de coleções em colaboração com os povos indígenas, o mesmo não tem ocorrido em grande parte da Europa. Esta omissão não levanta apenas preocupações éticas e políticas, mas também representa uma oportunidade perdida para construir colaborativamente a esfera digital através de uma pluralidade de perspectivas.
No sentido de responder a estes debates, o projeto InDigit desenvolverá um protótipo de um repositório digital em colaboração com consultores do povo indígena Kamayurá (Alto Xingu) a partir da coleção deste povo localizada no Museu Nacional de Etnologia (MNE), em Portugal. O principal objetivo do projeto é examinar as diferenças e semelhanças entre as teorias e práticas do MNE e dos Kamayurá em termos de sistemas de classificação, protocolos de acesso, regimes de cuidado e noções de temporalidade. Esse processo contribuirá ainda para a produção de um manual com recomendações dos Kamayurá sobre a gestão de coleções do seu povo em formatos físicos e digitais.

public.project.team

Elisabete Pereira (IHC - NOVA FCSH)

Joana Paulino (IHC - NOVA FCSH)

Integrados

João Leal

Paulo Bernardes (Lab2PT)

Ângela Salgueiro (IHC - NOVA FCSH)