public.project.responsible_investigator_cria: Anna Fedele
public.project.research_group: Circulação e Produção de Lugares
Antropologia da religião | Estudos de peregrinaçao | Catolicismo | Crítica religiosa
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
public.project.closed
30-06-2015
29-06-2020
IF/01063/2014
Como é que os peregrinos portugueses e internacionais apropriam, adaptam ou desafiam os diferentes discursos católicos e as práticas promovidas pelas autoridades eclesiásticas locais e internacionais em Fátima? Ainda que o campo dos pilgrimage studies esteja em constante expansão e Fátima represente um dos mais importantes locais de peregrinação do mundo, os cientistas sociais não produziram estudos aprofundados sobre Fátima. A partir de uma perspectiva antropológica, este projecto propõe um estudo detalhado das peregrinações a Fátima, considerando trabalhos existentes na história social, ciência política e no campo dos religious studies. O projecto procura analisar os discursos e as práticas rituais de peregrinos portugueses e internacionais sem negligenciar os peregrinos não-católicos. Aproveitando a celebração em 2017 do Centenário das Aparições de Fátima, contacta-se com peregrinos provenientes da Europa, da África Lusófona e da América Latina, recolhendo dados comparativos acerca das suas experiências. Com esta pesquisa e através de um projecto exploratório, procuramos responder às seguintes questões: 1) Peregrinação: o que é que podemos aprender em Fátima acerca das transformações contemporâneas da peregrinação? Quais são os rituais criativos desenvolvidos pelos peregrinos? É possível distinguir "turistas" de "peregrinos" e é esta distinção útil? 2) Religião e corporalidade: mulheres e homens aproximam-se de Fátima de maneira diferente? As promessas de cura são tão centrais em Fátima como noutros santuários marianos? Como é que a cura é experienciada em Fátima? 3) Catolicismo: Qual é a importância do culto mariano para os emigrantes portugueses, para os peregrinos das ex-colónias e para os brasileiros em particular? Como é que os peregrinos não-católicos vivenciam Fátima?
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