A carregar

Famílias cabo-verdianas na Galiza. Impacto para o desenvolvimento da transnacionalização dos cuidados e das remessas

Investigador responsável: Luzia Oca

Investigador externo responsável: Antía Pérez Caramés (Universidade da Coruña)

Grupo de investigação: Quotidianos, Políticas e Desigualdades


Palavras-chave

Género | Migração | Cuidado | Remessas

Instituição financiadora

Xunta de Galiza (Cooperación Galega)

Parceiros

Universidade da Coruña (coord.); Socioloxía das Migracións - ESOMI; Universidade de Vigo; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Asociación AGARESO

Estado

Fechado

Data de início

01-09-2021

Data de fim

31-05-2023

Referência

PR 815A 2021/10


Abstract

FAMCABOGA é o acrónimo do projeto de investigação de cooperação para o desenvolvimento intitulado “Famílias cabo-verdianas na Galiza. Impacto para o desenvolvimento da transnacionalização dos cuidados e remessas”, financiado no âmbito do concurso de investigação para o desenvolvimento da Cooperação Galega. O principal objetivo do estudo é a análise das transferências e remessas de cuidados nas famílias cabo-verdianas instaladas na Galiza desde 1978 e o seu papel na promoção do bem-estar e melhoria das condições de vida das famílias no país de origem. A ideia é vincular o comportamento transnacional com os processos de desenvolvimento a partir de uma perspetiva de gênero, com um foco central no âmbito dos cuidados. 

A investigação será aplicada à produção de materiais audiovisuais, que tornem visível e valorizem o papel das mulheres migrantes na sobrevivência e bem-estar em ambos os lados da corrente migratória. Estes materiais incidirão em vários casos, representativos das quatro gerações de mulheres cabo-verdianas migrantes, tanto em Burela (Galiza) como na ilha de origem, Santiago. 

O projeto é realizado sob o formato de agrupamento de entidades, entre uma equipa académica multidisciplinar de duas universidades galegas (a Universidade da Corunha e a Universidade de Vigo), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Portugal e a ONG de Cooperação para o Desenvolvimento Associação Galega de Comunicação para a Mudança Social (AGARESO).

Equipa

Antía Pérez Caramés (UDC)

Belén Fernández Suárez (ESOMI)

Iria Vázquez Silva (UVigo)

Keina Espiñeira González (ESOMI)

Sonia Díaz (AGARESO)

Óscar Vázquez (AGARESO)