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EDGES - Entrelaçar Saberes Indígenas nas Universidades

Investigador responsável: Rodrigo Lacerda

Investigador externo responsável: Pedro Cardim (CHAM - NOVA FCSH)

Grupo de investigação: Práticas e Políticas da Cultura


Palavras-chave

Povos indígenas | Universidade | América do Sul | Antropoceno

Instituição financiadora

EC - MSCA - SE

Parceiros

Universidade Nova de Lisboa (coord.), Université Paris Nanterre, Universidad Pablo de Olavide, Philipps Universitaet Marburg, Instituto de Ciencias Sociais, Helsingin Yliopisto, Université Libre de Bruxelles, Intermedia Producciones SL, Universidad de Sevilla, Universidad Nacional de General San Martín, Universidad Mayor de San Andrés, Universidad Andina Simón Bolívar, Pontificia Universidad Católica del Perú, Universidad de Los Andes Fundación, Universidad de Chile, Fundação Universidade do Amazonas, Universidade Federal do Pará, Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social, The University Court of the University of St Andrews

Estado

Aberto

Data de início

01-01-2024

Data de fim

31-12-2027

Referência

GA 101130077 | DOI 10.3030/101130077


Abstract

O conhecimento indígena é fundamental para enfrentar as crises globais actuais, como as alterações climáticas, a perda da diversidade biocultural e a ascensão de nacionalismos xenófobos. Este momento histórico crucial exige um pensamento e uma acção multicentrados, bem como a articulação de diferentes formas de saberes indígenas e académicos. As universidades desempenham um papel essencial no desenvolvimento do conhecimento, da educação e das orientações políticas. Com o apoio do programa Ações Marie Skłodowska-Curie, o projecto EDGES reúne investigadores de 18 universidades europeias e americanas. Juntos, irão promover, com respeito, metodologias inovadoras e colaborativas, bem como novas estratégias para entrelaçar o conhecimento indígena nas universidades e nas instituições de formulação de políticas. Através de simpósios, workshops, mini-cursos, publicações científicas em acesso aberto, recomendações políticas e redes sociais, o EDGES pretende transformar a educação, as políticas e as práticas científicas.

Equipa

Camila Marinelli (University of St Andrews)

Pablo Ibañez-Bonillo (Universidad de Sevilla)