Abstract
Este projeto visa avaliar a atitude social da população em áreas de reintrodução do lince-ibérico e determinar temas chave, referentes nomeadamente aos seguintes aspetos:
- Perceções que subsistem e coexistem no terreno sobre lince e outros carnívoros associados e as mudanças que ocorreram nessas formas de ver essas espécies.
- Atitudes em relação ao lince-ibérico, estudando o conhecimento sobre a sua biologia e o nível de tolerância relativa à reintrodução nas áreas locais selecionadas.
-Atitudes dos atores chave face à reintrodução, tentando descobrir de modo aprofundado as razões dos diferentes posicionamentos face à reintrodução.
De entre as áreas para auscultação social, determinadas por critérios biológicos e de adequabilidade à espécie, são conduzidas entrevistas em subáreas como zonas de habitat potencial da espécie, territórios de linces estabelecidos com base em dados cedidos pelo ICNF. Nessas subáreas prioritárias dirigem-se as entrevistas, de forma não aleatória e de "bola de neve", a interlocutores com diferentes perfis, atores locais considerados elementos chave na comunidade ou decisivos para uma presença estável de lince num futuro próximo, conferindo assim à auscultação uma representatividade qualitativa.
Com esta auscultação pretende-se definir um conjunto de recomendações que podem servir as ações de comunicação do projeto LIFE e de atuação da administração.
Resumo
Equipa
Clara Espírito Santo
Margarida Lopes Fernandes
Marta Pinho de Almeida