Investigador externo responsável: Maria do Rosário Pestana (INET-md, Universidade de Aveiro)
Grupo de investigação: Circulação e Produção de Lugares
Música e sociedade | Associativismo musical em Portugal | Banda filarmónica | Práticas musicais locais
https://anossamusica.web.ua.pt/
Fundos FEDER através do Programa Operacional Lisboa 2020; Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Universidade de Aveiro (coord.); INET-md; CIES-IUL; Iscte; Instituto Politécnico do Porto
Fechado
01-06-2016
30-11-2019
PTDC/CPC-MMU/5720/2014 | LISBOA-01-0145-FEDER-016814
Este estudo dirige-se ao saber-fazer musical que é voluntariamente tecido em associações/colectividades musicais. Tem como enfoque privilegiado as bandas filarmónicas, instituições que apesar de terem uma grande participação na vida dos portugueses ao longo de séculos, só desde o virar do século têm conquistado um continuado interesse académico (Herbert 2000; Kertzer 1988; Reily and Brucher 2013). Esse facto deve-se à persistência nos estudos musicológicos em Portugal de um paradigma essencialista da cultura que rejeita as práticas que se encontram entre os pólos elites artístico-culturais e "povo" e da violência simbólica de uma cultura dominante e saber académico que tem desclassificado práticas de entre-lugares (Gutierrez 2014; Santos 2003). A realidade em estudo neste projecto é dinâmico e intersticial mas está no centro da vida social. Este projeto de investigação explora 1) a contribuição para o desenvolvimento artístico, educacional (ao longo da vida), profissional, cultural e económico das comunidades que a contextualizam; 2) a capacidade criativa, de tecer comunidades (estáveis ou fluídas e fragmentárias) e identidades, de representar lugares, contextualizar conflitos, construir o espaço público e redesenhar a paisagem sonora. As questões que se colocam prendem-se com saber como - e em que circunstâncias e contextos - o faz e porquê. Para tal, será desenvolvido um estudo sobre música e cultura assente na dialéctica entre as práticas musicais e os seus agentes, por um lado, e as estruturas sociais e políticas que os contextualizam, enformam e dão significado, por outro. Esta perspectiva é devedora à teoria prática, tal como vem a ser proposta por autores como Pierre Bourdieu 1977, Bell 1992; Sahlins 2000; Ortner 2006, entre outros e aos estudos culturais (Frith, 1996; Hall 1997; Clayton, Herbert, and Middleton 1997). Um conjunto de associações/colectividades musicais foi selecionado depois de uma pesquisa preliminar, para integrar o projeto, facilitando o acesso a fundos e espólios particulares.
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