Apresentação
Contextos de Pesquisa
Angola | Guiné-Bissau | Portugal
Interesses de Pesquisa
África | Saúde Global | Doenças Tropicais Negligenciadas | Urbanização
Afiliação
UC
Nota biográfica
Desde 2000, ano de licenciatura em antropologia social e cultural no departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra (UC), o meu trabalho tem sido sempre ligado à Antropologia, quer seja dentro, ou fora, da academia. Prossegui minha formação académica com mestrado e doutoramento ambos na University College London, sob tutela dos professores jubilados Murray Last e William Bynum, respectivamente. Durante o doutoramento fui assistente de investigação num projeto do Wellcome Trust Center for the History of Medicine-Oxford, sob tutela da Professora Jo Robertson. Seguiu-se uma bolsa de pós-doutoramento associado ao CRIA, contratos de trabalho curta-duração fora da academia com Centro de Investigação em Saúde de Angola (CISA) e Médicos do Mundo- Lisboa, iniciando a docência a 100% e em exclusividade no Departamento Ciências da Vida (DCV) da UC em 2012.
Desde 2005/06 que estou envolvido na docência universitária. Iniciei com um curso ministrado no Instituto Universitário de Loulé, prosseguindo, em 2009, com aulas inseridas no mestrado de Saúde e Desenvolvimento do Instituto de Higiene e Medicine Tropical (IHMT). Em 2011, introduzi pela primeira vez a docência de antropologia da saúde com unidade curricular – Antropologia da Saúde – integrada no doutoramento em Saúde Internacional.
Entre 2011-2016, fui Professor Auxiliar Convidado no DCV-UC, onde tive o prazer de ensinar diversas unidades curriculares aos três níveis (licenciatura, mestrado e doutoramento). Em 2011 o meu contrato era a 25%, aumentando para 100% em exclusividade entre 2012-2016. Aí fui responsável por diversas unidades curriculares (UCs): Teoria e História da Antropologia; Introdução ao Pensamento Contemporâneo; Antropologia da Performance; Antropologia do Corpo e Antropologia Aplicada à Saúde Pública e à Clínica esta última ministrada em dois mestrados e no doutoramento em Antropologia. Em 2014, no âmbito da acreditação da A3ES, integrei várias comissões internas do DCV dos cursos de Licenciatura em Antropologia ramo Social e Cultural, mestrados (Antropologia Social e Cultura e Antropologia Médica), onde desenhei e submeti, com sucesso, novas unidades curriculares para os 3 ciclos: Teoria Social Moderna; Introdução à Antropologia Médica; Antropologia do Desenvolvimento e Ajuda Humanitária; Antropologia e Saúde Global.
Em 2017/2018 fui professor convidado adjunto de Antropologia e Sociologia (20%) no curso de enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. No semestre seguinte rumei para a Brown University, USA, após ter ganho o concurso para “Professor Visitante na Brown University 2017/2018”. Aí fui o FLAD/Michael Teague Visiting Professor ministrando uma nova unidade curricular “Histories of Global Health from Lusophone-África : Biomedical actions and projects in Angola, Mozambique and Guinea-Bissau (1885-2015)”.
Durante estes anos, a juntar às funções de professor, participei em diversas actividades de gestão académica e permaneci activo em termos de investigação, publicando e submetendo projectos cujo financiamento me permitiram contratar jovens investigadores (ex-alunos do DCV), sendo o primeiro trabalho remunerado na academia para alguns alunos.
Ao longo destes anos desenhei e vi aprovadas nove unidades curriculares para os três ciclos do ensino. A vasta maioria (seis) destas foram feitas para o departamento DCV. Todas têm como características a inclusão de tópicos relacionados com o meu trabalho de investigação e a biomedicina pois tal provou ser uma boa abordagem pedagógica e, simultaneamente, uma poderosa ferramenta explicativa, que facilita a aprendizagem dos alunos. Tanto em Portugal, Coimbra ou Lisboa, como em Providence-USA, a íntima relação entre pedagogia e investigação tem se revelado uma mais-valia para alunos. A filosofia de “trazer o terreno para a aula” e relacionar a teoria com a praxis ou a realidade facilita a aprendizagem da disciplina. (Ver pasta Portfolio Pedagógico Digital para mais detalhes)
Embora um portfolio pedagógico não tenha sido um requisito para esta candidatura, mas como tal é-me particularmente caro, segue uma pasta com tal informação bem como filosofia pedagógica, exemplos de programas de Unidades Curriculares (UCs), bem como Fichas de Unidades Curriculares (FUCs) criadas e exemplos diversos de material de pedagógico usado nas aulas e apresentado para a avaliação A3ES. (Ver pasta Portfolio Pedagógico Digital para mais detalhes)
Desde 2007 que as minhas investigações sobre saúde e biomedicina na África Lusófona desenvolvem-se, por norma, sob a alçada do CRIA-UC. Fui Investigador Principal (IP) do projecto sobre programas contra a Tripanossomíase Humana Africana em Angola (1900s-2013) (PTDC/AFR/100646/2008), exerci iguais funções num projecto de salvaguarda e indexação dos arquivos do Serviços de Informações da Diamang (SID) (Fundação Calouste Gulbenkian, # 143142), e fui o responsável Português num projecto interdisciplinar e internacional sobre aparecimento HIVs (National Endownement for Humanities, USA- RZ5152313). Presentemente, sou coordenador sociocultural e histórico do projecto ‘Urban Malaria in Africa’ (GHTM-IHMT).
Este interesse pela investigação estende-se além da academia. Investiguei e publiquei junto de organizações não-académicas, nomeadamente, para o Centro de Investigação em Saúde de Angola (CISA) onde defini o protocolo e estive no estádio inicial de implementação do instrumento de Autópsia Verbal, generalizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Realizei ainda um pequeno estudo sobre conhecimentos do HIV-SIDA entre imigrantes e utilizadores de drogas injectáveis para os Médicos do Mundo-Lisboa.