Apresentação
Contextos de Pesquisa
Portugal | Brasil
Interesses de Pesquisa
Antropologia Aplicada | Direitos Humanos | Género | Violência
Afiliação
UC
Nota biográfica
Filipa Alvim é antropóloga social, professora convidada da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora e colaboradora do CRIA - Centro de Investigação em Antropologia. É doutorada em Antropologia Social pelo ISCTE, com o projeto de investigação “Só muda a moeda”: Representações do Tráfico de Seres Humanos e do Trabalho Sexual em Portugal (com o apoio financeiro da FCT - SFRH/BD/44494/2008), publicado em 2018.
Em 2022, começou a lecionar na Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora como professora convidada. Entre 2016 e 2021 foi professora convidada no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Entre 2014 e 2020 foi convidada como docente pelo ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
Filipa Alvim é também orientadora e coorientadora de várias dissertações de mestrado e teses de doutoramento em Antropologia.
Em 2003, acabada de terminar a Licenciatura de Antropologia no ISCTE, iniciou o seu trabalho com a Amnistia Internacional Portugal, onde começa por realizar um estágio, especificamente nas áreas de género, violência doméstica e sexual, mutilação genital feminina e tráfico e contrabando de seres humanos. Filipa Alvim realiza com a Amnistia Internacional a investigação para e sobre a Campanha “Acabar com a Violência sobre as Mulheres 2005”, de onde resulta e publica Mulheres (In)Visíveis (2005).
Categorias
Colaborador/a (2022-01-01)