Este encontro terá como ponto de partida o livro “Migration, Diversity and Inequality in Later Life. Ageing at a Crossroads”, da autoria da investigadora Dora Sampaio (Universidade de Utrecht) e publicado pela editora Palgrave Macmillan. A apresentação deste livro é o pretexto para gerar uma conversa mais alargada sobre questões relacionadas com o envelhecimento demográfico e as dinâmicas migratórias com um enfoque no conhecimento atual e os desafios e oportunidades futuras. A discussão contará com a participação da Professora Maria Lucinda Fonseca (IGOT-CEG-UL) e da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira e será moderada pela investigadora Liliana Azevedo (Iscte).
O livro é um estudo comparativo sobre a diversidade de experiências de vida e envelhecimento de três grupos de migrantes mais velhos – emigrantes açorianos que regressaram ao arquipélago, imigrantes de estilo de vida e imigrantes laborais a envelhecer nos Açores. Com base em entrevistas em profundidade e trabalho etnográfico, e em diálogo com debates científicos em torno do nexo envelhecimento e migrações, o livro explora as motivações, experiências e aspirações futuras de diferentes grupos de migrantes mais velhos, unidos no desejo comum de viver uma ‘boa vida’, mas com recursos desiguais para poder alcançá-lo.
30/03/2023 , 16:30
Iscte, Auditório Caiano Pereira e sessão via Zoom (ID 96397556887)
Dora Sampaio (U. Utrecht)
Sónia Pereira (Alta-Comissária para as Migrações)
Maria Lucinda Fonseca (IGOT-CEG-UL)
Cecilia Menduni Luís (CRIA-Iscte) | Daniel Malet Calvo (CIES-Iscte) | Liliana Azevedo (CIES-Iscte) | Raquel Carvalheira (CRIA-FCSH)
Entrada Livre
Adicionar ao calendário Google
Este website utiliza cookies de forma a melhorar a sua experiência de navegação. Política de Privacidade.
O seu web browser (ClaudeBot 1) encontra-se desactualizado e não consegue mostrar de forma correcta a página que está a visitar.
Actualize o seu browser para melhor segurança, velocidade e experiência neste site.
Faça download do Google Chrome aqui ou do Firefox aqui.
Registo efetuado com sucesso.