Com o objetivo de intensificar a colaboração entre os investigadores/as das unidades de investigação que o compõem, o IN2PAST criou um programa de apoio financeiro a pro jetos coletivos, de natureza exploratória, que tenham por finalidade a formulação de novas hipóteses de investigação conducentes à preparação de futuras candidaturas a financiamento competitivo internacional e nacional.
Os projetos deverão enquadrar-se em uma ou mais das cinco Linhas de Investigação (RL) do IN2PAST:
RL1 — Science and Technology for Cultural Heritage;
RL2 — Landscapes, Territories and Cultural Heritage;
RL3 — Museums, Monuments and their Collections;
RL4 — Archives, from Preventive Preservation to Digitalisation;
RL5 — Cultural Circulation, Public Policies on Memory and Inclusive Citizenship.
As equipas de investigação dos projetos têm de ter um investigador/a responsável, o qual tem de ser obrigatoriamente investigador/a doutorado integrado de uma das uni dades de investigação do IN2PAST: HERCULES, CHAIA, IHC, CESEM, IHA, CRIA ou LAB2PT.
As equipas podem ter entre quatro e dez membros, sendo que têm que necessaria mente ter investigadores/as doutorados integrados de três das unidades de investiga ção do IN2PAST. Os investigadores/as responsáveis terão de se certificar que os mem bros das equipas preenchem todos os requisitos da FCT para terem o estatuto de inves tigador/a integrado.
As candidaturas têm de ser apresentadas até às 23h59 do dia 10 de abril de 2023 e devem ser submetidas por email para: in2past@fcsh.unl.pt.
O apoio financeiro a cada projeto situar-se-á entre os 8.000€ e um valor máximo de 10.000€ (quando devidamente justificado), prevendo-se apoiar neste concurso entre três e cinco projetos.
Os projetos deverão ser submetidos em português ou em inglês, com a seguinte infor mação:
- Título (máx. 200 caracteres) e Resumo (máx. 3000 caracteres);
- Revisão da literatura (máx. 4000 caracteres), Plano de investigação e métodos (máx. 6000 caracteres) e Referências bibliográficas (máx. 20 referências); - Calendarização (máx. 1000 caracteres, sendo que os projetos se iniciam em se tembro de 2023 e têm uma duração máxima de 12 meses) e Orçamento (máx. 1000 caracteres, com indicação do tipo de despesas a efetuar);
- Justificação da contribuição do projeto para a linha ou linhas do IN2PAST em que o projecto se enquadra e para a formação de equipas do IN2PAST transver sais às várias unidades de investigação (máx. 1000 carateres);
- Plano de candidatura a futuros financiamentos (máx. 1000 carateres, visando identificar as futuras fontes de financiamento do projeto);
- Identificação do Investigador/a Responsável (nome completo e PDF do Ciência Vitae) e dos restantes investigadores/as que compõem a equipa de investigação (nome completo e PDF do Ciência Vitae).
A seleção das propostas será realizada pela Comissão Coordenadora do Conselho Cien tífico do IN2PAST. Os projetos serão pontuados entre 0 e 10 pontos, de acordo com os seguintes critérios:
- Revisão da literatura e Plano de Investigação e Métodos (0 a 5 pontos); - Justificação da contribuição do projeto para a linha ou linhas do IN2PAST em que o projeto se enquadra e para a formação de equipas do IN2PAST transversais às várias unidades de investigação (0 a 3 pontos);
- Plano de candidatura a futuros financiamentos (0 a 2 pontos);
Projetos com menos de 8 pontos não serão financiados. Uma vez comunicados os resul tados, os investigadores/as responsáveis dispõem de oito dias úteis para contestarem os mesmos, após o que o júri voltará a reunir e apurando-se os resultados definitivos.
Os resultados do concurso serão comunicados até ao dia 31 de maio de 2023.