public.loading

Grupos de Investigação

O projeto de investigação do CRIA e a sua atividade de pesquisa encontram-se estruturados em quatro grandes grupos de investigação que compõem o núcleo científico do centro.

Circulação e Produção de Lugares

O grupo Circulação e Produção de Lugares interroga as movimentações de pessoas e de formas culturais, a relação entre mobilidade e imobilidade, e a criatividade cultural, centrando-se nos temas das migrações, transnacionalismo e imaginação religiosa. Explora o papel do fluxo e do movimento nas configurações culturais contemporâneas e as suas relações com as políticas de enraizamento e identidade.

Desafios Ambientais, Sustentabilidade e Etnografia

A atividade do Grupo de Investigação Desafios Ambientais, Sustentabilidade e Etnografia (DASE) incide, essencialmente, em questões ecológicas, compreendendo-as enquanto fenómenos culturalmente interpretados e construídos. A investigação teórica e aplicada produzida pelo grupo assenta na noção de que a “sustentabilidade” implica o reconhecimento da necessária interligação entre natureza e cultura.

Quotidianos, Políticas e Desigualdades

O GI Quotidianos, Políticas e Desigualdades aprofunda pontos de vista mainstream e dá grande ênfase às dimensões sociais, culturais e políticas que determinam os meios de subsistência dos indivíduos e asseguram a sustentabilidade intergeracional. 

Práticas e Políticas da Cultura

O grupo Práticas e Políticas da Cultura estuda as objetificações e usos (dos económicos aos turísticos) da cultura na contemporaneidade. É dada particular atenção às políticas e à etnologia do património, para compreender como a cultura é concebida enquanto recurso e como afeta ou gera novas comunidades.