Eternal Forest Monsanto é um projeto de arte multidisciplinar site-specific, desenvolvido em colaboração com o Parque Florestal de Monsanto, em parceria com o CRIA, ce3c e outras organizações, com apoio de Câmara Municipal de Lisboa.
Algumas das questões a levantar e discutir:
- Pensar a curto prazo versus pensar a longo prazo na regeneração, proteção e conservação das florestas? Por favor, partilhe exemplos e histórias
- Como podemos avançar para uma perspectiva a longo prazo, podemos mudar a nossa relação com a floresta e a natureza?
- Qual é a ligação entre o sagrado e a natureza no contexto histórico, onde nos encontramos hoje, e como podemos imaginar que esta narrativa evolua?
Descrição da atividade
Uma criação de duas experiências artísticas e trilhos site-specific do local no Parque Florestal de Monsanto, 'Finding the Mother Tree' e 'Eternal Forest is Light' terá lugar nos dias 2, 3 e 4 de novembro de 2022 (com uma sessão em alternativa a dia 6*) e, depois, na Primavera de 2023.
Serão criados dois trilhos permanentes ligados aos marcos naturais da floresta, interpretando-os através de poesia e performance. Com base nestas experiências, a artista, Evgenia Emets, irá criar um guia online dedicado à obra de arte final e que qualquer pessoa pode aceder através de um guia áudio e materiais visuais e ter a sua própria experiência física da floresta nas áreas públicas do Parque Florestal de Monsanto.
A primeira experiência artística será baseada na ideia da Árvore Mãe (seguindo a proposta da cientista Suzanne Simard de que as árvores maiores e mais velhas desempenham o papel central na floresta), e num trilho ligado aos marcos naturais da floresta, interpretando-os através de poesia e performance imersiva e levando os participantes a descobrir a verdadeira grande e velha 'árvore-mãe' na floresta. Toda a poesia será escrita através da perspectiva dos seres da floresta - as árvores, os ecossistemas, os lugares, os prados, os cotos em inglês e português.
A segunda experiência artística 'Eternal Forest is Light' será baseada na ideia de que a floresta é luz - a artista vai explorar os temas: a floresta como recetor e transformador de luz, o ciclo da luz na natureza (incluindo plantas e animais e nós), estratificação, o significado de sombra, luz versus escuridão na nossa perceção, verticalidade das plantas e crescimento.
As sessões de reflexão que seguem a experiência artística, incluem a escrita e a documentação de experiências, a partilha em círculos e uma breve documentação em vídeo das impressões dos participantes. Estas reflexões, sob a forma de escrita, fotografias e vídeos, farão parte da exposição no final do projeto.
O livro publicado no fim do projeto incluirá vários materiais reunidos durante o desenvolvimento do projeto, incluindo texto do curador de arte, Nuno Sacramento, relatos reflexivos dos participantes, entrevistas com cientistas, fotografias, obras visuais, mapas e poesia.
Link do projeto: www.eternalforest.earth
Este evento focou-se na identificação das questões atraves de um círculo de colaboração multidisciplinar com outros participantes. A actividade decorrerá entre as 9h30 e as 16h30 em cada um dos dias. A atividade incluirá:
- experiência e caminhada na floresta - 2,5 horas: 9.30-12.30
- almoço partilhado e networking - 1 hora: 12.30-13.30
- workshop com os participantes - 3 horas: 13.30 - 16.30
* a inscrição para a sessão de dia seis tem o valor de 15 euros