Sessão de exibição do filme documental “Himno: La vuelta al mundo de El Pueblo Unido Jamás Será Vencido” (Chile, 2024, 70’), seguida de debate com intervenções (virtuais, por via de plataforma digital) do realizador e da produtora chilenos, Martín Farías e Eileen Karmy, ambos musicólogos, doutorados em música pela Universidade de Edimburgo), e de Rui Vieira Nery que estará presencialmente na sede da Associação José Afonso (Casa da Cultura de Setúbal), no sábado, dia 27 de setembro, pelas 17h30m.
O filme trata da circulação e da apropriação internacional da canção chilena “El pueblo unido jamás será vencido”, criada em 1973 pelo compositor Sergio Ortega e pelo conjunto Quilapayun. Desde a sua origem, a canção cruzou fronteiras e gerações, tornando-se num hino de luta e resistência popular nas mais diversas coordenadas. O filme aborda, afinal, o potencial da música para nos unir e nos servir. Como um dos protagonistas deste documentário é o cantautor português Luís Cília, estamos a fazer os possíveis para que ele esteja também presente no evento.
PROGRAMA
17:30 - Início da exibição do documentário
18:45 - Início do debate virtual (com a ligação ao Chile, onde estarão o realizador e a produtora do documentário, Martín Farias e Eillen Karmy) e presencial com Rui Vieira Nery e Luís Cília (se, entretanto, o músico aceitar), com a moderação de Ana Gonçalves
19:45 - Encerramento da sessão pelos organizadores Ana Gonçalves (CRIA-Iacte) e Josep da Silva (Associação José Afonso)