Tudo se passou no século XIX, no arquipélago dos Açores. A partir de documentos de arquivo e notícias de jornais, os participantes são convidados a "fazer a história do cultivo das laranjas, do comércio atlântico e da invasão de um inseto, que se tornou uma praga. Os investigadores do IHC - Ana Isabel Queiroz e Daniel Alves - que estudaram este assunto, vão conduzir os participantes através de um contexto geográfico, social e político muito particular, ampliando um exercício prático em que todos estarão envolvidos.
Em cada sessão, reuniremos investigadores de diversas áreas para conhecer diferentes modos de saber e fazer, estabelecendo pontes e refletindo sobre as possibilidades e os dilemas das perspetivas interdisciplinares. Num momento em que os desafios globais exigem perspetivas integradas, a antropologia, como disciplina que historicamente cruza fronteiras epistemológicas, torna-se especialmente relevante para promover diálogos entre diferentes saberes e práticas, fundamentais para uma compreensão mais rica e complexa da experiência humana e da sua relação com o meio ambiente.As sessões LAE são laboratórios vivos de ideias, onde cada encontro abre caminhos para descobertas e colaborações inesperadas.
Venham enriquecer estes debates e participar deste diálogo entre diferentes formas de conhecimento!
31/10/2025 , 14:30-18:00
FCSH - Avenida de Berna | Sala A006 | Torre A
Ana Isabel Queiroz (IHC) Daniel Alves
Amélia Frazão Moreira
Entrada livre
Adicionar ao calendário Google
Este website utiliza cookies de forma a melhorar a sua experiência de navegação. Política de Privacidade.
O seu web browser (ClaudeBot 1) encontra-se desactualizado e não consegue mostrar de forma correcta a página que está a visitar.
Actualize o seu browser para melhor segurança, velocidade e experiência neste site.
Faça download do Google Chrome aqui ou do Firefox aqui.
Registo efetuado com sucesso.