O Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) abre concurso para atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação Pós-doutoral no âmbito do projeto COESO (Collaborative Engagement on Societal Issues), financiado pela Comissão Europeia EC-H2020-SWAFS Program (Science with and for Society) – Grant Agreement 101006325.
O COESO é um projeto de investigação, coordenado pela OpenEdition-EHESS, dedicado ao desenvolvimento da Ciência Cidadã na área das Ciências Sociais e Humanidades (CSH). Conta com 15 parceiros, de 6 países europeus (França, Portugal, Itália, Espanha, Bélgica e Alemanha), incluindo centros de investigação, fundações, empresas e associações.
O projeto COESO tem como objetivo facilitar e apoiar a investigação participativa em CSH. O COESO tem uma dupla abordagem. Por um lado, fornece uma estrutura para o desenvolvimento de projetos piloto de Ciência Cidadã de diferentes disciplinas no âmbito das CSH (História, Filosofia, Ciência Política, Sociologia e Antropologia) que envolve artistas, jornalistas, ONGs e comunidades locais. Por outro lado, usa essas colaborações como objeto de estudo para apoiar o desenvolvimento de uma plataforma digital de suporte à sua implementação.
Área Científica: Antropologia
Requisitos de admissão
Gerais:
Os candidatos devem ser detentores de doutoramento em Ciências Sociais ou Humanas (Antropologia, História, Sociologia, Geografia, Estudos Urbanos ou áreas afins) e cumprirem cumulativamente os seguintes requisitos:
a) grau de doutor obtido nos três anos anteriores à data da submissão da candidatura à bolsa;
b) não ter tido anteriormente contrato de bolsa de investigação pós-doutoral com o CRIA;
c) não exceder, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nesta tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.
Específicos:
- Áreas de investigação: estudos urbanos, turismo, processos de patrimonialização e/ou de mercadorização da cultura;
- Experiência de investigação com metodologias participativas (ciência cidadã ou intervenção social);
- Domínio das línguas português e inglês (oral e escrito).
Requisitos preferenciais:
- Capacidade de ligar a abordagem etnográfica à perspetiva histórica;
- Experiência de investigação em projetos internacionais;
- Familiarização com as técnicas das humanidades digitais.
Texto completo no Edital