Em regime de residência artística, vamos partir do que o antropólogo Tim Ingold (2022) considerou como “a arte da Pesquisa”, expressa pela possibilidade de ter uma ideia e segui-la pelos nossos engajamentos com o mundo e com os materiais. Neste sentido, este curso propõe aos participantes experimentar/seguir as suas ideias em relação com Arruda dos Vinhos e com o grupo que participará, desenvolvendo narrativas fotográfica destes engajamentos, para se tornar uma exposição fotográfica coletiva.
A noção de narrativa visual será construída pelas imagensmundo (Dantas 2022) que consistem em usarmos as fotografias para reescrever o mundo visível. Ao reescrever o mundo visível, nós tornamos a nossa leitura do mundo mais complexa. Sendo assim, as imagens serão grafias que vão contar as histórias, que vão permitir ao grupo produzir conhecimento no coletivo.
Ao final do curso, o participante será capaz de planejar sua pesquisa visual, seu ensaio fotográfico com base em sólidas discussões teóricas e artísticas.
Textos bases que fundamentam a proposta do curso:
INGOLD, T. Fazer: antropologia, arqueologia, arte e arquitetura. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2022.
DANTAS, E. A imagem enquanto leitura e escrita do mundo: a palavraimagem e as imagensmundo. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 23, n. 61, 2022
PÚBLICO-ALVO:
Estudantes de comunicação e ciências sociais, pesquisadoras/es das ciências humanas, fotógrafas/os, artistas audiovisuais e demais profissionais interessados/as em estudar narrativas visuais.
OBJETIVOS DO CURSO
● Fornecer um ambiente adequado para uma prática imersiva no modelo de residência artística;
● Apresentar referências na Antropologia, Arte e Fotografia que sirvam de inspiração para produções coletivas e individuais;
● Realizar expedições fotográficas que sirvam para conectar a fotografia com a edição, a captação, a montagem;
● Promover a problematização ética, estética e epistemológica para que o grupo possa aprofundar a leitura das imagens individuais e coletivas.
CONTEÚDO:
A arte da pesquisa e a imagem como leitura e escrita do mundo;
Fotografia contemporânea e seus desdobramentos;
Gênero, pesquisa e decolonialidade;
Antropologia do som;
Um olhar da Antropologia para imagem feia;
Edição e montagem de fotografias;
Montagem de exposições.
CARGA HORÁRIA:
40h (atividades de 8h diárias)
Das 9h às 13h.
DATAS:
26, 27, 28, 29 e 30 de junho de 2023.
LOCAL:
Start-up Cultural de Arruda dos Vinhos
EXPOSIÇÃO:
Galeria Polivalente de Arruda dos Vinhos – dia 30/06
VALOR:
350,00 € (Concurso de oferta de uma bolsa para para candidatos com vínculo com ao CRIA).
Pode ser parcelado em duas vezes, sendo a segunda parcela para o dia 10 de junho.Em caso de desistência será restituído 100% do valor até o dia 10/06, depois desta data será restituído 50% até o dia 24/06.
METODOLOGIA
Como o curso se propõe a uma abordagem interdisciplinar, o processo de produção de conhecimento será coletivo: todos participam, aprendem e trocam ideias, ou seja, os saberes, as experiências e os repertórios de cada participante serão importantes para colaborar com o grupo.
As/os professoras/es vão apresentar conteúdos, orientar ideias e referências dentro de imersões que aproximam teoria e prática, arte e ciência, intercalando momentos dentro da Start-up e momentos fora, em expedições fotográficas. Por fim, a exposição fotográfica no centro de Arruda dos Vinhos marcará o momento final de produção coletiva do curso, sendo parte do processo pedagógico e artístico da residência.
ATIVIDADES PREVISTAS
Segunda-feira (26/06)
● Aula de inauguração do curso;
● Introdução à produção de conhecimento compartilhado;
● Apresentação de temas;
● Masterclasse (Convidada/o especial)
● Jantar coletivo.
Terça-feira (27/06)
● Expedição fotográfica;
● Edição digital;
● Edição com imagem e som;
Quarta-feira (28/06)
● Edição física (palavraimagem);
● Expedição fotográfica;
● Edição digital;
Quinta-feira (29/06)
● Edição das imagens impressas (imagensmundo);
● Produção da exposição fotográfica;
● Música e narrativa;
Sexta-feira (30/06)
● Intervenção nas fotografias
● Montagem da exposição fotográfica;
● Inauguração da exposição.
MATERIAL DO ESTUDANTE:
Cada estudante deve levar seu portátil, um telefone ou câmara que goste de fotografar (digital, pois as fotos vão ser impressas rapidamente)
ALIMENTAÇÃO:
Serão fornecidos almoços para os dias 26 até 30. Não será incluído pequeno-almoço e jantar.
MATERIAL:
As impressões fotográficas para o curso e para exposição estão incluídas no valor das inscrições. Materiais para pintar fotos, costurar ou colar também serão fornecidos.
HOSPEDAGEM:
Não está incluído no valor do curso. A organização pode dar indicações de hospedagem na região ou caso tenha interesse, solicitar hospedagem em albergue municipal.
EQUIPE DOCENTE
Emiliano Dantas - www.emilianodantas.com
É fotógrafo e antropólogo visual, doutor em Antropologia pelo ISCTE-IUL. É investigador colaborador do CRIA-ISCTE e artista incubado na Start-up Cultural de Arruda dos Vinhos. Em 2022, ganhou o prémio Margot Dias de ensaio Audiovisual da Associação Portuguesa de Antropologia/APA, ganhou terceiro lugar no prémio Pierre Verger da Associação Brasileira de Antropologia/ABA e foi selecionado com uma bolsa da Fundação Gulbenkian de circulação internacional para participar da IX Bienal de Arte e Cultura de São Tomé. Seus trabalhos de fotografias já foram expostos no Brasil, Cuba, São Tomé e Portugal.
PALAVRAS-CHAVE:
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA – FOTOGRAFIA – ANTROPOLOGIA VISUAL – EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Herberto Smith
www.herbertosmith.com
É fotógrafo e pesquisador da imagem. Atua desde 2002, desenvolvendo fotografias para revistas, peças publicitárias e industriais. Realizou residências artísticas no projeto Residências em Trânsito: Hangar / RAAM Roça Mundo, S.Tomé, 2021, e na Catchupa Factory Initiative, Internship at Stevenson Gallery, Cidade do Cabo, África do Sul, 2017.