CRIA | Grupo de Investigação QPD — 4.º Seminário
Seminário | Sumak Kawsay y finanzas sostenibles: evidencia sobre el rol de las cooperativas indígenas en el sistema financiero ecuatoriano
O Grupo de Investigação QPD – Quotidianos, Políticas e Desigualdades convida para o seu quarto encontro, organizado por Giacomo Montavan e Patrícia Alves Matos, com apresentação de Diego Raza-Carrillo.
Data: 04 de dezembro de 2025
Horário: 17h30 – 19h00
Local: Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Edifício 4, sala B226
LINK TEAMS: 4ºSEMINARIO 2025-2026 - GI QPD | Sumak Kawsay y finanzas sostenibles: evidencia sobre el rol de las cooperativas indígenas en el sistema financiero ecuatoriano | Meeting-Join | Microsoft Teams
Sobre o seminário
A investigação analisa o papel das cooperativas de poupança e crédito indígenas do Equador enquanto expressões de economia solidária em contextos de exclusão financeira. Com recurso a um enfoque misto e a dados da SEPS, o estudo compara o seu desempenho financeiro com o de cooperativas não indígenas em dimensões como rentabilidade, morosidade, liquidez, eficiência, solvência e cobertura.
Os resultados revelam menor rentabilidade, mas também maior controlo da morosidade, fundamentado em práticas de gestão baseadas em valores comunitários como ayni, minka e sumak kawsay. Estas cooperativas articulam princípios ancestrais com ferramentas modernas, configurando um modelo híbrido de desenvolvimento inclusivo. Persiste, contudo, a tensão entre sustentabilidade social e rentabilidade financeira.
Sobre o investigador convidado
Diego Raza-Carrillo é Director da Área de Gestão, Coordenador Académico do Mestrado em Gestão Financeira e Administração de Riscos Financeiros e Presidente do Comité de Projetos Interinstitucionais da Universidad Andina Simón Bolívar, Sede Ecuador, sendo igualmente membro do seu Conselho Superior.
Doutor em Educação, MBA, Mestre em Direção Financeira e Economista, centra a sua atividade académica e investigativa na economia social e solidária, finanças inclusivas, cooperativismo e gestão organizacional sustentável. Tem coordenado diversos projetos e publicações dedicados a modelos alternativos de desenvolvimento e finanças solidárias.
Nesta investigação, analisa o desempenho financeiro e o impacto social das cooperativas de poupança e crédito indígenas do Equador a partir de um enfoque intercultural que integra princípios andinos com práticas contemporâneas de gestão.
Entrada livre!
Participe em mais um encontro do GI QPD, dedicado à reflexão crítica sobre quotidianos, política, desigualdades e modelos económicos alternativos.